Agora

Funceb promove Fórum de Festivais de Teatro do Interior da Bahia dias 23 e 24 de março

 


Artistas, agentes culturais, gestores, estudantes e pessoas interessadas em festivais de artes cênicas estão convidadas a participar do Fórum de Festivais de Teatro do Interior da Bahia, que será promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) nos dias 23 e 24 de março, das 9h às 11h30, de forma online e gratuita, através do Facebook e Youtube da Funceb.

O evento é uma ação de desdobramento do Prêmio Jorge Portugal (Lei Aldir Blanc - Bahia) e vai promover um encontro entre idealizadores/realizadores de festivais e mostras de teatro do interior do estado, com trajetórias extensas e aqueles que se consolidaram a partir do fomento da LAB. 

"Após a realização dos festivais e mostras de teatro do interior com o fomento do Prêmio Jorge Portugal, percebemos a importância de realizar uma ação de desdobramento que contemple uma investigação do modo de produção desses processos", revela o coordenador de Teatro da Funceb, Guilherme Hunder. 

Na ocasião, convidados que foram contemplados pelo Prêmio irão expor e debater sobre desafios, conquistas, modos de produção e atuação dos agentes culturais envolvidos na realização desses eventos, além da configuração, conceito curatorial e fomento público e privado.

"Entendemos a necessidade de uma maior aproximação entre a coordenação de teatro e as equipes realizadoras desses festivais. Buscamos propor a discussão em torno de temas como gestão cultural, rotinas, técnicas de trabalho, relação com artistas, produtores, patrocinadores, apoiadores, público, suas potencialidades e dificuldades", destaca o coordenador da Funceb.

Programação

O Fórum de Festivais de Teatro do Interior da Bahia terá uma programação voltada para proporcionar troca de saberes entre convidados e o público, investigação dos modos de gestão e criação, além de suscitar a elaboração de um documento, direcionado à Funceb, retratando o atual panorama de realização e indicando possíveis caminhos para para  fomentar a tessitura de políticas para o setor.

No dia 23 de março (quarta-feira), a abertura do Fórum será às 9h com falas institucionais da Funceb, seguida de fala da convidada Cynthia Margareth, que integrou a comissão de avaliação dos projetos. Cynthia é gestora cultural, atriz e fundadora da AFLORAR CULTURA e colaboradora do FIMC - Festival Interncional de Máscaras do Cariri  e durante 15 anos coordenou o Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas.

Após as falas, haverá exposição do modo de produção do MOTIN - Mostra de Teatro do Interior da Bahia (Vitória da Conquista - Macroterritório 6). Às 9h45 será a vez do Festival Identidades Ibero-América - Cena Baiana/Outras Paisagens (Irecê  - Macroterritório 4) expor seu modo de produção. Às 10h15 será aberto debate para perguntas do público.

No dia 24 a programação inicia às 9h com falas institucionais da Funceb,  e terá exposição dos modos de produção do FESTA - Festival de Artes de Alagoinhas (Alagoinhas - Macroterritório 2), da Mostra de Teatro do Velho Chico (Ibotirama - Macroterritório 5), e da Caravana Itinerante Virtual (Bonito - Macroterritório 4). Por fim, às 10h35 será aberto espaço para debates e provocações. 

"A ideia é proporcionar um espaço virtual para intercâmbio entre realizadores de festivais do interior da Bahia, conhecer as demandas e necessidades, estabelecer uma rede de escuta ativa com esses realizadores, além de estimular a criação de uma rede/circuito de festivais de teatro do interior do estado", destaca a diretora das Artes da Funceb, Gabriela Sanddyego.


SERVIÇO

Fórum de Festivais de Teatro do Interior da Bahia
Quando: 23 e 24 de março, das 9h às 11h
Onde: através da Facebook (facebook.com/funceboficial) e Youtube (youtube.com/funceboficial) da Funceb
Gratuito

Postar um comentário

Comente aqui

Postagem Anterior Próxima Postagem