15 de nov. de 2021

#TerradeLucasInformação - Dicas para não cair em golpes financeiros

Para não ser enganado, é preciso estar sempre alerta. O Papo de Finanças te dá quatro dicas para não cair em roubadas.

Ninguém escolhe cair em um golpe. Mas para não ter prejuízos, é preciso estar sempre alerta. Golpistas estão sempre inventando novas maneiras de enganar as pessoas e roubar seu dinheiro. Por isso, neste episódio do Papo de Finanças, Nina Silva e Maju Marques dão dicas para você não cair em golpes e fraudes.

Com algumas precauções simples, é possível se proteger. Por exemplo, nunca compartilhe dados sensíveis, como senhas, com ninguém. Também é importante ativar a confirmação em duas etapas das suas redes sociais, para dificultar que clonem os seus dados e usem seu perfil.

Além disso, sempre desconfie de links que você recebe por e-mail, WhatsApp ou mensagem de texto. Eles podem levar você a sites que roubam seus dados e até seu dinheiro. Na hora de fazer pagamentos na máquina de cartão, sempre confira o valor cobrado. Se houver algum problema ou se você notar algo estranho, ligue imediatamente para seu banco.

Até o Pix, que apareceu recentemente, já tem problemas. Os golpistas clonam seu WhatsApp e pegam sua foto para pedir dinheiro para conhecidos e abrir contas no seu nome. Existem também as fraudes clássicas: o golpe do falso funcionário, em que fingem ser do banco e pedem para passar dados, aquele outro em que simulam sequestro e tentam extorquir os parentes da “vítima”.

Muitas pessoas sentem vergonha quando caem em golpes, mas os criminosos desenvolvem técnicas elaboradas para criar novas armadilhas Existe uma “engenharia social”, um passo a passo de como o golpe é montado. Tudo começa com uma pesquisa: os golpistas coletam informações nas redes sociais, de vazamento de dados, entre outras fontes.

Eles usam essas informações para enganar suas vítimas, explorando nossas vulnerabilidades e relações sociais para dar golpes. Fazem-se passar por parentes ou conhecidos e executam seus crimes. Portanto, qualquer um pode cair, até atores da novela das oito, cantores e ex-jogadores de futebol.

Por isso, é preciso estar sempre alerta. Veja o Papo de Finanças e saiba mais sobre como se proteger de fraudes.

Fonte: Redação Inteligência Financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Livro barato é no SubMarino