Livro barato é no SubMarino

1 de fev. de 2021

Batucaê: Encontro sobre percussão baiana promove interação entre a academia e o popular

Evento online terá participação de Cássio Nobre, Gabi Guedes (foto), Giba Conceição, Zé das Congas e Dona Chica do Pandeiro

 

A Bahia é conhecida pela sua musicalidade, tomada de referências percussivas que têm origem na ancestralidade do seu povo. Também é permeada por originalidade, o que veio a revolucionar as células rítmicas mais primitivas que aportaram aqui, transformando-as em bases percussivas inéditas.

Com o intuito de abordar esta história, rica em detalhes, será realizado entre os dias 10 a 12 de fevereiro, o Batucaê – Encontro de Percussão Baiana. O evento online contará com uma programação de workshops, oficinas e pocket shows, totalmente gratuitos, com transmissão no YouTube.

“O projeto irá promover uma interação entre a academia e os mestres da cultura percussiva da Bahia, que perpetuam os ritmos presentes na identidade cultural do estado”, explica o coordenador geral, Robson Sousa. “Vamos abordar como as células rítmicas presentes em toda a musicalidade baiana, com aqui chegaram, como se desenvolveram, e como se adaptaram a outros instrumentos percussivos”, detalha.


Para isso, foram convidados nomes de referência nacional, como o etnomusicólogo e antropólogo Cássio Nobre, os percussionistas Gabi Guedes e Giba Conceição, além de Dona Chica do Pandeiro, mestra do Samba de Roda da Quixabeira da Matinha, e Zé das Congas, músico feirense que transforma lixo em instrumentos musicais através da reciclagem.

Confira a programação:
 

10/02/2021 (quarta-feira)

19h – Oficina “Adaptações e aplicações de ritmos nordestinos na bateria” com Robson Sousa

20h – Oficina de percussão com Ravel Conceição (Mostra Feira dos Ritmos)

21h - Workshop “Dos ritos aos ritmos - a diversidade percussiva do samba de roda”, com Dona Chica da Matinha – Samba de Roda da Quixabeira da Matinha

22h - Pocket-show com Ravel Conceição e participação de Robson Sousa


11/02/2021 (quinta-feira)

19h – Workshop “A Etnomusicologia na Bahia” com Cássio Nobre

20h – Oficina “Cuíca in Concert” com Giba Conceição

21h – Pocket-show  “Eu e minha cuíca” com Giba Conceição


12/02/2021 (sexta-feira)

19h – Oficina “Construção de instrumentos percussivos com material reciclável” com Zé das Congas (Mostra Feira dos Ritmos)

20h – Workshop “A percussão ancestral” com Gabi Guedes

21h – Pocket-show “Pradarrum - saudação às matriarcas” com Gabi Guedes

 

O Batucaê – Encontro de Percussão Baiana tem apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana através do curso de Licenciatura em Música, e apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Enviado por Ana Paula Marques

 

Fonte: Assessoria de Imprensa  - Vagalume Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui