Desafio alquimista das ervas com Patrícia Cândido e Bruno Gimenes

18 de dez de 2018

Movimento Água é Vida divulga boletim informativo com ações em Feira de Santana



BOLETIM INFORMATIVO DO MAV (MOVIMENTO ÁGUA É VIDA)

DA III SEMANA DO MÊS DE DEZEMBRO - X EDIÇÃO

HISTÓRIA DO MOVIMENTO

O Movimento Água é Vida, também conhecido como MAV, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos (OSFL), que foi fundada no dia 21 de maio de 1997 e atua no Brasil. O MAV nasce a partir da indignação popular com os problemas da saúde que assolavam a época; onde um grupo de pessoas se reuniu a partir da morte de uma jovem que tentou vaga no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e por não ter conseguido veio a óbito. O grupo veio realizando mobilizações de lá até os tempos atuais; sendo que em 2001, com a ameaça da privatização da EMBASA, o MAV mobilizou a cidade de Feira de Santana captando assinaturas para impedir que a privatização chegasse na cidade e conseguiu. No decorrer da história do movimento foram realizados: 9 seminários, 2 conferências, 5 caminhadas, 2 romarias da água e entre tantos outros eventos de mobilização e sensibilização; sempre voltados a educação ambiental, que é um dos projetos base do ano dos últimos anos.


NOTA INTRODUTÓRIA DE AGRADECIMENTO

O MAV (Movimento Água é Vida) agradece imensamente a todas as pessoas que estão construindo esse futuro com o mesmo, a partir da divulgação em massa da educação ambiental, de mobilização social; a partir do acompanhamento metódico do que acontece, lendo e absorvendo aquilo que é construído justamente para você. A mensagem de agradecimento pode contar mais de um milhão de caracteres e não será capaz de descrever a importância de quem fortalece o trabalho acompanhando, divulgando, captando novos e-mails. Vocês são a transformação! Um muitíssimo obrigado pelo o que passamos e que venham novos dias, novas lutas, novas derrotas, novas vitórias, novos aprendizados e muito conhecimento construído pelo coletivo.

NOTA INTRODUTÓRIA DE SENSIBILIZAÇÃO

O primeiro passo para que o meio ambiente não seja devastado pela ação humana, pela busca incessante da construção de um capital, pelo desejo ardente de destruir é: a mudança de pequenos hábitos dentro de sua casa. Pode parecer um absurdo pensar que uma torneira que eu não deixo aberta, fará com que centenas de árvores da Amazônia sejam devastadas para a construção de pastos para a pecuária; você pode até não conseguir evitar que isso aconteça, mas você possui uma responsabilidade consigo e com o meio ambiente, que faz com que você não seja capaz de destruir, além de construir um posicionamento dentro de ti, que faz com que você não permita ações como a descrita.
Você não pode salvar o universo, mas você salvou vidas, salvou a biodiversidade e construiu um pensamento crítico que será de extrema importância num futuro não tão distante.

O grande problema do meio ambiente é que o mesmo tem seu tempo e não funciona conforme o sistema imediatista; logo, atitudes pequenas realizadas no cotidiano, apresentam resultados que dificilmente serão enxergados a olho nu, o que desmotiva quem está construindo essa vida de preservação. E o MAV (Movimento Água é Vida) busca atuar nessa linha, para fortalecer a sua batalha, te motivar e não desistir de você, muito menos do meio ambiente; o MAV não acredita que existem pessoas perfeitas, mas sim, que existem pessoas dispostas a mudar e pessoas dispostas a não mudar; independentemente de quem quer que seja, o MAV vai dialogar com todo mundo, porque o meio ambiente está acima de qualquer situação que possa a vir ocorrer. Não desistimos, mas e você, quer encarar?

CONVITE
VAMOS TRANSFORMAR NOSSA CASA?

É muito simples, barato e eficaz. As(Os) Agentes Ambientais do MAV (Movimento Água é Vida), são entes transformadores que revolucionam suas respectivas casas e vão devastando as ruas com suas ondas de transformação e de reciclagem, adotando um novo modelo de vida, disseminando uma mensagem de cuidado com a água, com a saúde e com o meio ambiente; e quando se percebe, um bairro inteiro foi tomado pelo anseio de cuidar. A transformação não necessita de grandes nomes, mas de pessoas dispostas a mudar pequenos hábitos e disseminar uma mensagem de companheirismo, empatia e construção de uma alternativa para reduzir os danos no meio ambiente, causados pela ação humana. Venha ser um(a) Agente!

VÍDEO DO YOUTUBE (ENTREVISTA EM VÍDEO)
MOMENTOS DO TRABALHO DECENTE: SAÚDE NO COTIDIANO LABORAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO PORTAL DO SERTÃO

Vocês já conferiram o vídeo do projeto Trabalho Decente: Saúde no Cotidiano Laboral dos Catadores de Materiais Recicláveis do Portal do Sertão? Não fique fora dessa. Curta, compartilhe, divulgue, fortaleça nosso trabalho!




NOTA DA SEMANA
A organização e o planejamento são caminhos que apesar de simples, são cruciais para o desenvolvimento de qualquer anseio, seja um projeto, um sonho ou uma atividade rotineira; tudo necessita de uma boa estrutura de planejamento que consiga motivar a execução e desenhar a maneira de desenvolver, pois sem essas estruturas, o que quer que seja desempenhado, não resultará em bons frutos, pois quando algo é feito de maneira desordenada, ou ao menos, desorganizada, sem planejamento; as ações tendem a ser súbitas, momentâneas, sem raízes; o que dificilmente irá delimitar algum caminho, apenas diversas rotas sem destino algum. Organização e planejamento são palavras chave para o sucesso.

NOTÍCIA


TODO PAPEL PRECISA PASSAR POR UM PROCESSO DE TRIAGEM PARA SER RECICLADO


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Bruno Santos, Joselita Paim e Nathan Gabriel organizaram os papéis doados através do projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis), pela comunidade que fortalece o trabalho do MAV (Movimento Água é Vida); visando a destinação final e a separação dos materiais que pudessem ser reutilizados.


NOTÍCIA


VISITA DO ILUSTRE VIVALDO FRANÇA


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; o MAV (Movimento Água é Vida) recebeu a visita de um dos membros fundadores, ex- diretor e associado efetivo, Sr. Vivaldo França, que relatou parte da história do MAV e de Feira de Santana. Um personagem muito importante para nossa história, somos muito gratos por tudo o que o mesmo tem feito em suas viagens, falando sobre o MAV para as pessoas que vai conhecendo no caminho.

NOTÍCIA

BIBLIOTECAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO VÊM FORTALECENDO O PROJETO ÁRVORE VIVA


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelos turnos matutino e vespertino; Geovane Figueredo, Jadson Santos, Nathan Gabriel e Weslei Brito coletaram papel em uma instituição de ensino, visando fortalecer o projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis).

NOTÍCIA

GRUPO DE TRABALHO INICIA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PLANEJAMENTOS


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; o Grupo de Trabalho, composto por Jadson Santos, Joselita Paim, Nathan Gabriel e Weslei Brito, criado para construir planejamentos para o biênio 2019/2020 e o projeto pedagógico do Movimento Água é Vida deu início ao processo de sistematização de ideias e de conhecimentos.

NOTÍCIA

COLETA DIÁRIA DE PAPEL SEGUE FIRME E FORTE


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelos turnos matutino e vespertino; Abel Marques e Bruno Santos realizaram a coleta de papel em pontos de coleta, visando fortalecer o projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis).

NOTÍCIA

VISITA BIBLIOGRÁFICA EM GRUPO DE TRABALHO, VISANDO O APRIMORAMENTO DO PROCESSO PEDAGÓGICO


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Jadson Santos, Nathan Gabriel e Weslei Brito deram continuidade ao processo de construção do projeto pedagógico, partindo do Plano Pedagógico construído pela equipe de professores(as) e integrantes do MAV (Movimento Água é Vida) e de uma bibliografia multidisciplinar; sem abandonar a base, aprimorando para as demandas até então existentes.

NOTÍCIA

REUNIÃO COM GEORGETON NERY SOBRE O PAA


Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Jadson Santos e Nathan Gabriel visitaram a SETTDEC (Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana), visando coletar as devidas informações sobre o prosseguimento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), assim, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional, e a agricultura familiar no município de Feira de Santana.

NOTÍCIA

SEDE DO MOVIMENTO ÁGUA É VIDA EM CONSTRUÇÃO


Nesta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Nathan Gabriel deu continuidade ao processo de arrumação da sede do (MAV) Movimento Água é Vida, separando documentos, arquivos, suportes, mesas, materiais eletrônicos; visando a otimização do uso do espaço e construir uma imagem que seja atrativa para quem observa o espaço. As fotos demonstram que o processo ainda não acabou e para finalizar o MAV precisa da sua ajuda. Venha ser a transformação, venha ser MAV.

Salão de entrada

Recepção

Sala de Reuniões

Futuro auditório

Acervo do Movimento Água é Vida que precisa ser finalizado com urgência

NOTÍCIA
DOEM SEUS PAPÉIS!


Nesta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Nathan Gabriel separou os livros doados para o MAV (Movimento Água é Vida), visando atender ao projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis). Nathan Gabriel iniciou a separação do material que ainda podia ser utilizada por uma pessoa dos materiais que não podem ser mais utilizados. A ideia é que quem quiser acessar esse conhecimento, visite o MAV para conhecer a instituição e os livros.


NOTÍCIA
MAIS UM DOADOR DE PAPEL


Nesta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Jadson Santos doou uma quantidade de livros e papéis que já não tinham mais utilidade para o mesmo, assim, fortaleceu o projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis), um dos projetos executados atualmente pelo MAV (Movimento Água é Vida).

O MAV agradece à Jadson Santos pela parceria.

NOTÍCIA

E ASSIM SEGUIMOS TRANSFORMANDO...


Nesta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Jadson Santos vendeu três camisas do MAV (Movimento Água é Vida) para pessoas maravilhosas que fortaleceram nosso trabalho.

O MAV agradece à Jadson e a todas as pessoas que se dispuseram a nos ajudar com a compra de uma simples camisa, que pode parecer uma atitude muito simples; mas que viabiliza nosso trabalho nas escolas e nos centros comunitários/associações.
O nosso muitíssimo obrigado!

NOTÍCIA

PALESTRA EM ANTÔNIO CARDOSO, DISTRITO SANTO ESTEVÃO VELHO


Nesta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Bruno Santos e Nathan Gabriel palestraram para a Associação de Moradores do Distrito Santo Estevão Velho, do município de Antônio Cardoso; visando fortalecer a consciência socioambiental da comunidade, disseminando informações sobre o impacto da ambiental do OGR (Óleos e Gorduras Residuais), além de abordar temáticas transversais ao eixo central: o meio ambiente e a sociedade.

Nathan Gabriel explanou apresentou o Movimento Água é Vida e sua história, além de apresentar a parte institucional do projeto Água Viva

Bruno Santos apresentou as problemáticas do descarte inadequado do OGR (Óleos e Gorduras Residuais), além de expor o que fazer para com o resíduo

 
Professor Miltão Ribeiro apresentando o Laboratório de Popularização das Ciências Físicas - LaPoCFís

 
Professor Juan Leyva finalizando a apresentação com uma mensagem de sensibilização

Mostra de cultura com uma roda de capoeira

Momento final com samba de roda e logo após, os experimentos do LaPoCFís foram apresentados à comunidade

NOTÍCIA

CONSTRUÇÃO DO BANCO DE DADOS CONTINUA


Nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Bruno Santos e Nathan Gabriel organizaram os documentos do MAV (Movimento Água é Vida), visando finalizar o Banco de Dados, que servirá para a realização de pesquisas das mais diversas áreas.
 
Nathan Gabriel realizando a triagem dos documentos por ano

Bruno Santos destinando os documentos para as respectivas pastas

NOTÍCIA

COLETA DE PAPÉIS NA CASA DOS CONSELHOS


Nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Bruno Santos e Nathan Gabriel coletaram papel na Casa dos Conselhos, visando fortalecer o projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis); assim, fortalecendo o trabalho de separação dos resíduos e da reciclagem de modo geral; um processo que viabiliza uma mudança de hábito para com a forma como os seres lidam com o meio em que vivem.


NOTÍCIA

HORA DE PLANEJAR PARA EXECUTAR


Nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2018, pelos turnos matutino e vespertino; Abel Marques, Alexsandro Souza, Bruno Santos, Jadson Santos, Luciene Santos, Nathan Gabriel, Renan Santos e Weslei Brito se reuniram na sede do MAV (Movimento Água é Vida), visando construir o Projeto de Intervenção e Planejamento Tático e Operacional do biênio 2019/2020.

NOTÍCIA

QUADRAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSEA/FSA


Nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Bruno Santos, Carlos Souza e Nathan Gabriel participaram da Quadragésima Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Feira de Santana, onde foi deliberada a seguinte Ordem do Dia: Apresentação do relatório de atividades de 2018; Confraternização; O que houver.

Finalizamos o ano de 2018 com muita alegria e muito reflexão. Desejamos boas festas a todas e todos e que tenhamos um 2019 muito melhor, com muito mais trabalho, com muitas vitórias e por consequência, muitas derrotas.

Conselho atento

Fala de Daniel enquanto Nathan Gabriel lavrava a ata

Nathan Gabriel sendo presenteado por Celi Mendes Rios, pelo trabalho exercido no ano de 2018 como secretário geral

MENSAGEM

MENSAGEM DO MAV DE FINAL DO ANO PROCLAMADA PARA O CONSEA/FSA

 

Nós somos um conselho consultivo, mas isso não nos torna inferiores, nossa missão é colaborar com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, nós mobilizamos a sociedade civil na discussão e implementação de ações públicas da Segurança Alimentar e Nutricional, promovemos campanhas de conscientização da opinião pública sobre o direito humano à alimentação adequada, efetivamos o controle social e apoiamos as atividades desempenhadas pelo poder público em prol da Segurança Alimentar e Nutricional. No fim, fazemos e faremos muito pela SAN, que é direito básico do ser humano e consiste na realização do direito de todos acesso regular e permanente à alimentação de qualidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Por isso estamos aqui e assim seguiremos; admito que esse foi um ano de muitas derrotas e muitas vitórias, mas o fracasso não foi suficiente para deter a vontade de um grupo, e por isso, estamos aqui. Parabéns a todas e todos que batalharam com o conselho em prol da segurança alimentar e nutricional! Um feliz natal! Um próspero ano novo! Boas festas!

NOTÍCIA

FESTIVAL DE BOAS PRÁTICAS DO FUNTRAD


Nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Bruno Santos, Carlos Souza, Geovane Figueredo e Nathan Gabriel representando o MAV (Movimento Água é Vida), participaram do Festival de Boas Práticas do FUNTRAD, onde puderem expor o projeto Trabalho Decente: Saúde no Cotidiano Laboral dos Catadores de Materiais Recicláveis do Portal do Sertão, que tem como objetivo ampliar a percepção do risco no ambiente laboral dos catadores de materiais recicláveis ao mesmo tempo em que aborda temas transversais como assédio moral, promoção da igualdade de gênero e racial, cidadania e Agenda Bahia do Trabalho Decente, que foi executado pelo MAV com os recursos do FUNTRAD.

O evento foi maravilhoso, repleto apresentações culturais e muito conhecimento sendo compartilhado.
Entrada

Início do evento, após a arrumação dos stands e o credenciamento

Mesa de abertura

Apresentação artística Focus Moda



Apresentação dos grupos

 
Carlos Souza e Nathan Gabriel apresentando o MAV (Movimento Água é Vida)

Foto da equipe que participou do evento

NOTÍCIA
PARCERIAS QUE TRANSFORMAM

Nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Bruno Santos e Nathan Gabriel coletaram papel na Fast English, que é parceira do MAV (Movimento Água é Vida); visando fortalecer o projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis).

O MAV agradece a toda a equipe da Fast English que se dispõe a nos ajudar com o projeto.

NOTÍCIA

COLETA DE PAPEL NO COLÉGIO BARBOSA ALVES


Neste sábado, dia 15 de dezembro de 2018, pelo turno matutino; Carlos Souza e Conceição coletaram livros no Colégio Barbosa Alves para passar para o MAV (Movimento Água é Vida), e o mesmo fazer a triagem e separar os recicláveis dos reutilizáveis, visando fortalecer o projeto Árvore Viva (Coleta e Reaproveitamento de Papéis e seus Derivados Inaproveitáveis).

O MAV (Movimento Água é Vida) agradece à Pró Nete, diretora do Colégio pela parceria.

Amostra de parte da coleta

NOTÍCIA

CERTIFICAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS MIRINS DA ESCOLA MUNICIPAL REGINA VITAL

Neste sábado, dia 15 de dezembro de 2018, pelo turno vespertino; Bruno Santos e Carlos Souza participaram da Confraternização de Natal da Escola Municipal Regina Vital, onde puderam presentear as(os) Agentes Ambientais Mirins do MAV (Movimento Água é Vida), alunas(os) do 1º (primeiro) ao 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental I; já as(os) estudantes do 4° (quarto) ano do Ensino Fundamental I, foram mobilizadoras(es) para a execução dos projetos do MAV na escola.

Um muitíssimo obrigado de todo o MAV (Movimento Água é Vida) para todo a comunidade escolar do Regina Vital, nossa parceira de longa.
Momento de entrega de certificados

Grupos de estudantes certificadas(os) como Agentes Ambientais Mirins

TEXTO SENSIBILIZADOR

AH NATHAN, MAS É SÓ UMA GOTA DE ÓLEO


Mas essa é gota de óleo, somada com todas que você descartou de maneira incorreta no decorrer dos meses, somada com os restos de comida que você jogou no ralo da pia, que vai contaminar o meio ambiente. Primeiro que essa soma resulta em um entupimento e uma agressão ao sistema de esgoto; segundo que esse óleo contamina a água e o único caminho para que isso não aconteça é a reciclagem. Essa é uma proposta que o MAV (Movimento Água é Vida) lança para comunidade, mas não se sustenta somente na recomendação; na imagem podem observar um dos voluntários do MAV, Nathan Gabriel, despejando gotas de óleo em uma garrafa, que pode demorar 3 (três) meses para encher, mas o mesmo vai continuar neste processo; porque o trabalho de despejar não se compara com o dano causado ao meio ambiente por conta dessa cultura de descaso e do imediatismo. O resultado pode não surgir de imediato, por isso mesmo que a transformação é trabalhada através da motivação cotidiana; até que um ato se torne um costume, e o ser humano reduza os impactos causados no meio ambiente.

UTILIDADE PÚBLICA

Você sabia que o óleo de cozinha quando descartado de maneira incorreta contamina o meio ambiente, assassinado plantas e contaminando a água? Pois então, o óleo é um agente muito nocivo para o meio ambiente, mas só quando descartado de maneira incorreta; tudo isso pode ser revertido com uma simples ação de coleta e encaminhamento para o MAV, que viabilizará o reaproveitamento desse resíduo que não possui nenhuma função para a(o) dona(o).

Fora essa questão do óleo, o MAV tem coletado papel no município de Feira de Santana e região, visando mostrar que a coleta é para todas as pessoas e que ninguém é melhor que ninguém, independentemente da sua posição social e do seu emprego; além de instigar a reciclagem e a coleta seletiva, além de reduzir o desmatamento em prol da produção de papel.

E tudo isso com um trabalho pedagógico nos espaços públicos e privados, sempre consentido, que visa transmitir uma mensagem de transformação, através da educação ambiental que parte do que contexto em que for inserida e se adequa às demandas daquele contexto. E por fim, a atividade digital de mobilização, educação ambiental e sensibilização de modo geral; que também consegue reduzir os impactos causados no meio ambiente.

AGRADECIMENTO FINAL

O MAV (Movimento Água é Vida) agradece imensamente todas as pessoas que estão acompanhando as produções até o final, que têm enviado um feedback, conversando com quem constrói e buscando construir algo também; o que motiva nossa caminhada é a sua resposta, é o seu empenho, é a ciência de que a sua vida já não é mais a mesma, porque você dispôs de parte de seu tempo para acessar um conteúdo distinto que visa mobilizar e sensibilizar para a missão do MAV, que é: cuidar da água, da saúde e do meio ambiente. Um muitíssimo obrigado!!!

EDITOR
Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho
Contato: (75) 9 9911-0302

ESCRITOR/REDATOR
Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho
Contato: (75) 9 9911-0302

DIRETORIA EXECUTIVA DO MOVIMENTO ÁGUA É VIDA
Superintendente – José Carlos dos Passos Souza
Diretor Administrativo Financeiro – Geovane Alvim Figueredo
Diretor Executivo – Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho
Diretor Técnico – Bruno da Silva Santos

OUVIDORIA
(75) 9 9911-0302
(75) 9 9214-1972
(75) 9 9131-7661




Enviado pela diretoria executiva do Movimento Água é Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

#TERRADELUCASTURISMO - CARNAVAL AO VIVO - TVE BAHIA - 05/03/2019

#TERRADELUCASTURISMO - CARNAVAL AO VIVO - TVE BAHIA - 04/03/2019

#TERRADELUCASTURISMO - CARNAVAL AO VIVO - TVE BAHIA - 03/03/2019 #OCANALDOCARNAVAL

#TERRADELUCASTURISMO - CARNAVAL AO VIVO - TVE BAHIA - 02/03/2019

#TERRADELUCASTURISMO - CARNAVAL AO VIVO - TVE BAHIA - 01/03/2019 #OCanalDoCarnaval

#TerradeLucasTurismo - Carnaval Ao Vivo - TVE Bahia - 28 / 02 / 2019 (Quinta)

Sua marca no melhor lugar!