7 de mar de 2018

Novas oportunidades do setor automotivo são apresentadas em evento

Sebrae em Feira de Santana promoveu palestra com especialista e apresentou aos empreendedores solução de melhoria de desempenho para pequenos negócios | Foto: Divulgação



Vívian Rodrigues

Atuando no mercado há 40 anos, o mecânico Paulo Sérgio Batista segue em busca de atualização e conhecimento. Foi por esse motivo que ele procurou o Sebrae para participar do Encontro com Especialista voltado para o setor de serviços automotivos. "Estou em uma fase de reestruturação e melhoria de qualidade do meu negócio, tanto de gestão como a parte técnica, pois optei por trabalhar especificamente com direção hidráulica e também estou estudando direção elétrica. Por isso, o encontro foi muito proveitoso” O evento foi realizado na noite de terça-feira, 6, no auditório do Hotel Atmosfera.

A palestra "Tendências e inovações - o futuro da manutenção automotiva" foi ministrada pelo mecânico de autos profissional, professor, consultor e administrador de automecânica, Pedro Scopino. Em sua apresentação, Scopino falou sobre sistemas mecânicos, marketing e outras novidades como os carros totalmente elétricos, carros híbridos e o "start stop", acionamento ligar/desligar do veículo que economiza combustível e reduz poluentes. Ele também ressaltou a importância da fidelização do cliente diante das mudanças no mercado e como tratar cada perfil, conhecendo bem o seu público para obter melhores resultados. "A sobrevivência de uma empresa depende muito da qualidade nos serviços e no atendimento. Para atingir o objetivo é preciso saber quem é o seu cliente", declarou.

Outro ponto fundamental para que esse perfil de negócio dê certo, segundo Scopino, é a profissionalização da empresa, adequando e organizando processos, valorizando a mão de obra e melhorando o visual e o layout da empresa. "Vocês já são empresários. Então, é só melhorar a gestão, saber administrar a empresa, para daí se tornarem referência", pontuou o palestrante.

De acordo com dados do IBGE, de 2010 para 2016, a frota de automóveis em Feira de Santana passou de 73.751 para 112.948. O levantamento ainda aponta aumento considerável de motos (46.727 para 72.834) e motonetas (18.834). Tais números já foram superados em 2018, e revelam um cenário favorável a este mercado na cidade.

Sebrae Conecta

Na oportunidade, os empreendedores foram apresentados ao programa Sebrae Conecta e puderam assistir a diversos depoimentos de empresários que tiveram sucesso ao aderir à iniciativa. A solução utiliza a ferramenta de Melhoria do Desempenho Empresarial (Sebrae MEDE), que alia assessoria gerencial e consultoria. Oferecendo um plano de atendimento que promove encontros com especialistas, acompanhamento profissional, discussões estratégicas, troca de experiências, missões empresariais, networking e possibilidades de bons negócios através da aproximação com âncoras, compradores e fornecedores, bem como ações de inovação e tecnologia. Tudo isso para estimular o desenvolvimento do segmento e a competitividade das empresas.

Para o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, o encontro foi muito positivo. "Tivemos um bom número de representantes e iniciamos esta proposta de trabalho, que compõe ações técnicas e o acompanhamento de apoio ao desenvolvimento do desempenho destas oficinas, disponibilizando um consultor do Sebrae especializado neste trabalho. O que ouvimos das pessoas que participaram desse encontro é que vão aderir ao programa ", disse.

"O evento, com a presença de um empresário renomado, foi de grande valia para nós. Queremos contar com o apoio do Sebrae para obter êxito nas nossas empreitadas", disse o reparador automotivo Marco Antonio de Santana. Já o mecânico Claudio Santos destacou que o evento superou todas as expectativas. “Espero que tenhamos mais encontros como esse, que vem para fortalecer as empresas da nossa região", completou.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!