6 de out de 2016

Universidades federais oferecem curso gratuito de inglês

O Governo Federal oferece um programa de ensino a distância de idiomas. O projeto leva o nome de Idiomas Sem Fronteiras e é oferecido pelo Ministério da Educação em conjunto com a CAPES. Segundo o site do programa, foi elaborado com o objetivo de proporcionar oportunidades de acesso a estudos no exterior, que demandariam o conhecimento do idioma do país receptor em nível avançado.
A reciprocidade também se dá uma vez que os campi nacionais também se tornariam aptos para receber alunos estrangeiros. Assim, as ações do IsF incluiriam “a oferta de cursos a distância e cursos presenciais, além da aplicação de testes de proficiência”.  São oferecidos cursos de inglês, francês e italiano.

Como fazer o curso de inglês de universidades federais?

Existem alguns pré-requisitos para se participar desse programa. O primeiro deles é ser um aluno do terceiro grau: estar num curso graduação ou de pós-graduação, uma vez que esse é o público alvo do projeto.
Destes, podem participar:
  • Aluno de instituição federal ou servidor público de uma instituição federal;
  • Aluno de graduação de instituições públicas ou professor e tecnico administrativo de instituição federal;
  • Aluno de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas cujos programas sejam contemplados pela CAPES.
Para se inscrever, você deve se direcionar para o link e fazer seu cadastro ao clicar no botão “cursos online”.

Por que fazer um curso de inglês?

perguntas-em-ingles
Em um mundo globalizado como o que vivemos atualmente, um curso de inglês é essencial. Você pode precisar do curso de inglês para intercâmbio de ideias e comunicação com pessoas de diversos pontos do globo. Ainda, você pode precisar da proficiência em inglês para fazer viagens, para fazer leituras específicas sobre algum tema que não haja especialistas lusófonos, para entender alguma notícia sobre algum lugar do mundo.
Não menos importante é o fato de que algumas empresas demandam que os candidatos as suas vagas tenham minimamente o nível intermediário de inglês. Em outras empresas e vagas, por exemplo, se faz necessário que se tenha domínio completo da língua, de maneira que seja exigido uma proficiência fluente.

Universidades que oferecem o curso de Inglês

Como colocado anteriormente, os cursos são oferecidos para universidades públicas ou particulares que tenham programas de pós-graduação contemplados pela CAPES. Dessa maneira, faculdades como a USP, a Unesp, a Unicamp, a UFSCar, a Unifesp e a UFABC são contempladas pelos seus cursos – em âmbito do estado de São Paulo.
No entanto, no que tange aos cursos presenciais, apenas as universidades federais que sejam Núcleos de Línguas (NucLi) podem oferecer os cursos. Há uma lista disponível no site do MEC sobre quais instituições oferecem os cursos presencialmente. No estado de São Paulo, as instituições são a Unifesp e a UFABC.

Benefícios de aprender inglês a distância

Os benefícios de aprender inglês a distância são enormes. Com a vida movimentada que temos hoje, pode ser uma melhor opção do que ir assistir uma aula presencial.
Dessa maneira, ao aprender em um curso a distância, você pode gerenciar os seus horários e aproveitar os melhores momentos do seus dia para assistir as aulas e fazer os exercícios.
Desde que se dedicando diariamente, que seja uma hora por dia, o seu aprendizado será tão bom quanto ou melhor que de uma aula presencial. Ainda, você tem a garantia de um ensino de excelência, oferecido pelos professores que formularam o sistema do IsF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!