9 de ago de 2016

Em Feira, Jornada de Oftalmologia do Hcoe capacita profissionais e discute novidades na área


Com o objetivo de promover a qualificação de profissionais na área de Oftalmologia e trocar experiências a partir de casos vivenciados nos laboratórios, o HCOE | Hospital de Olhos realizou, entre os dias 05 e 06 de agosto, a I Jornada de Oftalmologia. Especialistas de todo o Brasil participaram do evento.

Entre os temas, médicos oftalmologistas e residentes discutiram plástica ocular, doenças como glaucoma e catarata, atualidades no tratamento de alergia nos olhos, quando submeter pacientes às cirurgias e novidades na área de Oftalmologia no Brasil e no mundo. Segundo Dr. Eduardo Cunha, oftalmologista e palestrante convidado, durante sua apresentação sobre retina, a importância de discussões como essa está em “trazer os conceitos básicos para os oftalmologistas em geral e oferecer alicerces para o uso de técnicas mais modernas”.

O Hcoe acredita que o investimento em ciência e pesquisa capacita os seus profissionais a oferecerem o mais avançado e seguro tratamento nos casos atendidos pela equipe. Nesse sentido, atualizações sobre o transplante endotelial e lamelar foram trazidas pelo Dr. Victor Antunes. “As técnicas mais modernas garantem resultados mais rápidos e melhores”, pontuou ao apresentar os novos procedimentos nesse assunto.

Residentes do Programa de Especialização Médica em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica que funciona no próprio Hospital também trouxeram suas experiências de atendimento, diagnóstico e tratamento através de relatos clínicos. A troca de conhecimento com os profissionais que já atuam na área possibilita aprimorar suas técnicas e atualizar a conduta médica de acordo com o que já vem sendo realizado por todo o Brasil e fora do país.

“Uma reunião para discutir Ciência: é dessa maneira que a gente consegue mais energia para o dia a dia. Que eventos como esse se repitam”, disse Dr. Adilson Afonso. O médico especialista em catarata e referência em todo Brasil, Dr. Takashi Hida, destacou a importância do investimento em ensino para o paciente. “Um evento de alto nível, com palestrantes falando de variadas patologias como este faz com que o ensino e a ciência venha para proporcionar ao paciente a melhor forma de tratar a doença ocular que ele tem”, avaliou.

O diretor da instituição e organizador da Jornada, Dr. Alex Ozores, fez uma avaliação positiva do evento. “Nós conseguimos alcançar nosso objetivo que era um debate enriquecedor entre os médicos de fora com os oftalmos locais, de forma proveitosa para todos, principalmente os residentes. Acredito que esse tipo de Jornada deve acontecer com frequência para que possamos ter uma atualização continua da nossa profissão, oferecendo ao paciente tudo que existe de mais moderno em todo mundo”, finalizou.


Com informações de Julia do Monte
Fonte: Notre Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui