Os atletas da Academia feirense San Kuan de Kung-fu se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro que será realizado entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Kung-fu e contará com a participação de atletas das academias de todo o Brasil.

Para chegar bem ao torneio, a equipe feirense, liderada pelo sifu Jucivaldo Oliveira, vem intensificando os treinos nas últimas semanas. Segundo o treinador, participam da competição as melhores escolas do Brasil e para conseguir bons resultados é preciso estar preparado. “Estamos confiantes em representar mais uma vez o município de Feira de Santana na modalidade e na expectativa de que este ano, aumente o número de representantes feirenses e baianos no Campeonato Brasileiro”, diz Jucivaldo, lembrando da importância das competições para os atletas e da dificuldade que eles tem em participar, devido os custos elevados desses eventos, que sem o incentivo e apoio as possibilidades de êxito são mínimas.


Como praticante da modalidade há 23 anos, Jucivaldo ressalta os benefícios que o kung-fu proporciona para as crianças e adultos. “Como atividade ideal, o Kung-fu proporciona uma formação neurofisiológica que permite que a criança cresça com maior capacidade de concentração, memorização e um maior autoconhecimento físico-corporal. E para os adultos, as vantagens não desaparecem, proporcionando o mesmo desenvolvimento e benefícios no trabalho, nos estudos e uma mente mais sadia. Sem dúvida alguma, quem inicia nesse esporte com certeza se apaixona, tanto é que na nossa academia temos alunos que vão desde os seis anos, até a terceira idade”, disse Oliveira.

HISTÓRIA DO KUNG-FU

Também conhecido como wushu ou kuoshu, o kung fu é originário da China e é fruto de muita observação. Diz a lenda que há muito tempo atrás um monge chinês subiu em uma montanha para contemplar o movimentos dos animais, as posições que eles tomavam frente a um combate e como eles se defendiam. Ao observar tais movimentos o monge entendeu que era possível adaptá-los para o homem. E assim surgiu o kung fu, arte marcial milenar que significa “trabalho duro” ou ainda “trabalho contínuo”.
                      
Assim como a grande maioria das artes marciais, o kung fu não ficou restrito ao Oriente e rapidamente ganhou o mundo. E ao se difundir foi ganhando novos estilos e maneiras de lutar. O ponto forte da arte foi mantido e a maioria dos estilos imita os animais.

A ASSOCIAÇÃO SAN KUAN DE KUNG-FU                                                      

Com o pioneirismo de 23 anos de tradição, a Associação e Escola San Kuan de Kung-fu, é a academia que mais possui títulos na região. Ela está devidamente registrada e é reconhecida pelos órgãos responsáveis pela modalidade na Bahia, com professores formados e habilitados para o ensino do esporte, que pode ser praticado por homens e mulheres a partir dos 6 anos de idade.

Por Carina Góes