Foto: Musa Rara | Negritude Zumbi

O mês de agosto também será de comemorações para o movimento negro no Município de Feira de Santana. O que antes era só comemorado no mês de novembro se transformou em mais uma data: o Agosto Negro. Serão diversas palestras em equipamentos públicos sobre o tema saúde.

Estarão envolvidos no mês de comemoração, que é promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas – COMDECNI, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as escolas da rede pública municipal e estadual e os Postos de Saúde da Família (PSFs).

As palestras começam a partir do dia 1º e seguirão até o dia 30, cada dia em uma comunidade. Dois eixos serão abordados como tema. A saúde da população negra e a saúde das comunidades tradicionais, mais conhecidas como Quilombolas. Esta última, a cidade possui duas, os distritos de São José e Matinha.

O mês de comemoração foi aprovado na Conferência Nacional de Igualdade Social, fortalecendo a promoção da igualdade racial. O mês de novembro também haverá programação, como é realizada todos os anos em ações do conselho em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Fonte: Secom/PMFS