por Jelber Cedraz

Mais que um dia simbólico, o Seminário da Mulher, no Dia Internacional da Mulher, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (STR Feira) reuniu mais de 200 mulheres rurais, no salão principal da sede do STR-FSA, no dia 8 de março. Com o objetivo de dialogar sobre o papel da mulher na sociedade, o sindicato apresentou um histórico da luta feminista, relatou sobre a luta da mulher rural no território portal do sertão e cantou canções temáticas da luta da mulher do campo.

Um momento especial do seminário foi à presença da primeira mulher sindicalizada na instituição e a primeira presidenta do Sindicato Rural de Feira de Santana. Na mesa de abertura estiveram presentes diversas lideranças e representantes de entidades como a Ana Claudia da Fetraf Bahia, a Edineide da CAR, a Antonia de Jesus representando APAEB, Natália  da Secretaria das Mulheres STR-Feira, a Conceição Borges do Polo Sindical, Selma Santos da UEFS, Meridalva Leão representando a Secretária de Saúde do município de Feira e o único homem na mesa, José Ferreira (Zé Grande) presidente do STR Feira.

Na oportunidade, Zé Grande falou do papel da mulher no sindicato e relatou a dificuldade do homem e mulher do campo por causa da forte estiagem. “Estamos buscando forças para continuar a ter esperanças, mais o sindicato está se articulando para defender os direitos do trabalhador rural e, por isso, está casa é de vocês”, desabafou o presidente Zé Grande ao falar sobre o papel do sindicato na vida do trabalhador.   

Durante o Seminário das Mulheres propostas e muitas reuniões foram agendadas para articular e ampliar as mobilizações e principalmente fazer pesquisas e estatísticas que vão ajudar a conseguir recursos para melhor a vida do homem e da mulher na zona rural.