Agora

Praça dos Remédios em Feira de Santana foi batizada duas vezes com o mesmo nome

"É confuso. Uma confusão tão grande que se alguém não entender esse post ou nos apresentar outra versão estaremos tranquilos para entender e avaliar.

Bem, vamos ver se o @feirarelíquias consegue te explicar.

Registros dos séculos XIX já pontuavam a praça ladeada pela antiga Rua Direita com o nome "praça dos remédios" em função da presença da setecentista igreja dedicada à Nossa Senhora dos Remédios. Eis que no início do século XX, o então intendente municipal, Bernardino Bahia, realiza uma série de obras de revitalização do centro urbano de Feira de Santana e entre estes locais contemplados no projeto está a praça hoje chamada de Bernadino Bahia (a praça do coreto, dos antigos "lambe-lambe" entre a rua Sales Barbosa e a av. Senhor dos Passos). 

No ato de inauguração, a bela e reformada praça era até então chamada de praça Dr. Remédios Monteiro, uma homenagem merecida a um grande benemérito deste cidade, Só que para rebatizá-la com o nome do intendente que promoveu a reforma o que a prefeitura fez? (Olha a cambiarra!) tirou o nome "Dr. Remédios" e levou para a praça vizinha que como já se chamava remédios (por causa da igreja!) não ia mudar muita coisa. 🙄 Enfim, uma ação administrativa que até hoje gera confusão em quem deseja entender esta história. 

É isso. Espero que tenhamos sido claros (ou não)."

Postar um comentário

Comente aqui

Postagem Anterior Próxima Postagem