Livro barato é no SubMarino

4 de mai. de 2021

#TerradeLucasTurismo - Live marca lançamento de e-book gratuito "Audiovisual Baiano em Rede" (04/05) 19h



O Observatório de Economia Criativa (OBEC-BA) lança o e-book gratuito “Audiovisual baiano em rede: organização produtiva e análise de redes sociais”, apresentando um estudo do segmento audiovisual baiano. Uma live, no dia 4 de maio, terça-feira, às 19h, contará com a presença do trio de autores: Carmen Lima, Daniele Canedo e Leonardo Costa. No encontro, eles falarão sobre o levantamento dos dados sobre o setor que constam no e-book (selo Benditas). A transmissão poderá ser acompanhada através do canal da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APCtv). O livro é gratuito e já está disponível para download através do site www.obec.ufba.br/redeavba.


A equipe que desenvolveu a pesquisa “Audiovisual Baiano em Rede: análise das redes sociais e da organização produtiva do segmento audiovisual da Bahia” conduziu os trabalhos sob dois caminhos. Primeiro, foi feita uma caracterização geral das empresas produtoras audiovisuais na Bahia com base nos dados oficiais na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério da Economia. Numa etapa seguinte, consolidado um mapeamento das redes sociais informais de informação, criação e confiança, com base em resultados de entrevistas junto a um conjunto de produtoras de obras do audiovisual do estado.

O e-book gratuito traz informações relevantes para quem atua no audiovisual: empresários, artistas, técnicas, fornecedores, além de estudantes, pesquisadores e gestores públicos. Os dados poderão ajudar na construção de indicadores sobre o mercado, como potencialidades e limitações do campo, informações para entendimento da organização do segmento audiovisual baiano e para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

O trabalho está dividido em cinco partes principais: no capítulo um, os autores discutem como o instrumental da Análise das Redes Sociais pode contribuir para os estudos do segmento audiovisual. Em seguida, é traçado um panorama do segmento audiovisual mundial e brasileiro entre 2010-2020, em particular o mercado baiano. Na parte três, com base nos dados da RAIS, foram caracterizadas as empresas produtoras audiovisuaise os empregados destas. No capítulo quatro, são apresentados os resultados da pesquisa de mapeamento das redes sociais informais.

A equipe de pesquisa foi formada por Bruna Gasbarre, Carmen Lima, Daniele Canedo, Leonardo Costa, Luiz Gustavo Campos, Nayanna Mattos, Sofia Federico e Tatti Carvalho.

Análise das redes sociais e da organização produtiva do segmento audiovisual na Bahia

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

Lançamento do e-book “Audiovisual baiano em rede”
Quando: 4 de maio, terça-feira, às 19h
Transmissão da live pelo canal no youtube:  Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APCtv)
Download gratuito do e-book: www.obec.ufba.br/redeavba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui