Livro barato é no SubMarino

26 de ago. de 2020

Projeto beneficia jovens de grupos da cultura popular com curso gratuito de produção cultural

 


 

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (28), as inscrições para o #JUNTÓ - Formação de Juventudes de Grupos da Cultura Popular, projeto que propõe a realização de um curso online de produção cultural, com embasamento político e de identidade racial, específico para jovens com idade entre 18 e 29 anos e que estejam ligados a grupos da cultura popular. O curso acontecerá em setembro de 2020, a inscrição é gratuita e pode ser feita no perfil do projeto no Instagram, @juntoformacao (https://www.instagram.com/juntoformacao/?hl=pt-br).

 

De acordo com Maylla Pita, produtora cultural, idealizadora e educadora do #JUNTÓ, esta iniciativa surge da necessidade de fortalecimento e estímulo à continuidade do trabalho artístico e cultural de grupos da cultura popular, tendo as juventudes da cidade de Feira de Santana e seus Distritos como prioridades. “Em atenção a isso, o #JUNTÓ apresenta tanto um caráter técnico, que visa qualificar e estimular jovens na organização, na promoção da visibilidade e da sustentabilidade dos grupos que representam, como também um caráter político, reforçando a produção cultural em atenção aos atravessamentos de raça/cor, classe/território, e à valorização do saber ancestral dos mais velhos”, enfatiza Maylla, que é também Mestra em Cultura e Sociedade.

 

O nome do projeto faz referência a essa ancestralidade, uma vez que JUNTÓ, em comunidades tradicionais de Axé, designa o orixá que “forma par” com o eledà, ou seja, com o orixá que comanda o Ori (cabeça) da pessoa. Neste sentido, eledà representa o orixá de frente, enquanto juntó, o segundo orixá. Fazendo analogia a este significado, a expressão que hoje nomeia o projeto parte da referência à necessidade de conexão e equilíbrio entre os mais velhos, que vem na frente e que detém o saber ancestral das comunidades populares e tradicionais, e os mais jovens, que através do curso e do uso das novas tecnologias, poderão adquirir habilidades técnicas e visão política para valorização e geração de renda dos grupos culturais que representam.

 

Este projeto é patrocinado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, da Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular, realizada pela Favela é Isso Aí, Belgo Bekaert Arames, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

 

SERVIÇO

 

O que: #JUNTÓ – Formação de Juventudes de Grupos da Cultura Popular

Para quem: jovens entre 18 e 29 ligados a grupos da cultura popular

Inscrição: De 12 a 28 de agosto

Mais informações:  https://www.instagram.com/juntoformacao/?hl=pt-br

 

Enviado por Maylla Pita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui