Livro barato é no SubMarino

26 de ago. de 2020

Estreia do Domingo Tem Teatro online dia 30 de agosto

 

"O Domingo Tem Teatro anuncia a estreia da sua programação especial Online para esse domingo, dia 30 de agosto de 2020. A transmissão será feita pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro com a exibição do espetáculo “O Circo de Um Homem Só com uma plateia só” do premiado Diretor, ator,  palhaço, dramaturgo e roteirista João Lima.  O espetáculo reúne humor e versatilidade ao contar a história do palhaço Tiziu que decide realizar sozinho um espetáculo de circo completo, ele mesmo arma o circo e faz o apresentador, o mágico, o malabarista, a bandinha e tudo o que encanta no mundo circense, diversão garantida para toda a família.


O Domingo Tem Teatro, Projeto idealizado e produzido desde 2005 pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté é pioneiro no Estado da Bahia e originalmente fruto da ação cultural voltada ao teatro para a infância e juventude em Feira de Santana. Graças ao trabalho desenvolvido há mais de 15 anos foi construído uma forte relação e admiração tanto do público que hoje acompanha a sua programação quanto das gerações de crianças que cresceram dentro do Domingo Tem Teatro e tiveram a partir dessa vivência sua fonte de relacionamento com a cultura, que não só traz diversão como também auxilia na construção da sua consciência crítica.

Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. De lá para cá a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, dentro dos parâmetros e orientações de segurança e cuidados determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e em consonância com os decretos do Estado e do Município.  A estreia do Domingo Tem Teatro Online é uma iniciativa pensada para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão de retorno das atividades presenciais nos teatros.

A notícia da estreia do Domingo Tem Teatro Online é recebida com alegria pelas crianças, pais e tutores, em especial os frequentadores assíduos do teatro em Feira de Santana que estão sentindo falta da tradicional rotina semanal que iniciava no sábado com os preparativos para o teatro no domingo, é o que comenta Miriam Kelly, mãe de Celina de 05 anos e do pequeno André de um ano e meio: “É como diz  no livro O Pequeno Príncipe, "quando eu sei que você vai chegar às 4h desde às 03h eu já começo a me preparar, emocionalmente, psicologicamente", então no sábado a gente já se programava porque no domingo de  manhã é dia de teatro,  por isso estamos  super ansiosos para esse retorno, inicialmente virtual, como há de ser, mas ansiosos ainda para que tudo isso passe e a gente possa inclusive  dar uma abraço bem apertado e fofinho em Zete e Ricão”.

Essa é uma realidade de muitas famílias feirenses que foram desenvolvendo ao longo dos anos com as crianças a sua ligação com a cultura, através do Domingo Tem Teatro.  E como nos diz a produtora cultural Elizete Destéffani-Motté, a volta do Domingo Tem é também uma forma de revitalizar as relações conquistadas ao longo dos anos e permitir que a cultura se mantenha firme na cidade onde nasceu o Domingo Tem Teatro.  “A versão online nesse momento vem permitir a volta do Domingo Tem Teatro para o público de Feira de Santana e para as cidades vizinhas, afinal sempre foram as pessoas desse território os principais agentes fomentadores da cultura local, por isso esperamos carinhosamente com a participação de todos”, salienta Elizete.

Recentemente foi feito uma pesquisa com público, através da plataforma Formulários Google, com as seguintes perguntas: “Você acha uma boa ideia que as programações do Domingo Tem Teatro continuem através de plataformas virtuais (Durante este período de distanciamento social)?” e  “Sua família teria interesse em assistir uma programação online do Domingo Tem Teatro?”.

Das 230 pessoas que responderam ao questionário, 97% disseram sim a ambas as perguntas, ou seja, 223 pessoas manifestaram sua vontade de assistir aos espetáculos do Domingo Tem Teatro de forma online. “Se projetarmos esse percentual para o público que é atendido costumeiramente todos os meses, este número de pessoas é muito maior, principalmente se levado em consideração que a pesquisa foi aplicada em apenas 05 dias”, conclui Elizete.

De forma natural, o que é muito perceptível para as pessoas que conhecem o Domingo Tem Teatro, é que todos que vivenciam o Projeto passam a ter uma sensação de pertencimento, pois em uma sociedade em que as diferenças são tratadas muitas vezes com atos violentos, as pessoas acabam encontrando no Domingo Tem Teatro um oásis de convivência e respeito entre diferentes classes sociais, raças, necessidades especiais, crenças e etc, todos juntos tendo a cultura como ponto em comum.

Fica agora o convite para que todos possam prestigiar nesse momento pela internet a estreia da edição especial online do Domingo Tem Teatro que começa no dia 30 de agosto e vai até o dia 27 de setembro, sempre aos domingos às 10h30h, transmitida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).

 

SERVIÇO: #DOMINGO TEM TEATRO ONLINE


QUANDO: 30 de agosto de 2020 – ESTREIA

HORÁRIO: Às 10h30

PROGRAMAÇÃO GRATUITA - Através das redes sociais da Cia. Cuca de Teatro 

ESPETÁCULO: “O Circo de Um Homem Só com Uma Plateia Só”

GRUPO: Núcleo Circo Único – Salvador - BA

CLASSIFICAÇÃO: Livre | DURAÇÃO: 40 minutos

PRODUÇÃO: Elizete Destéffani-Motté

PATROCÍNIO: Atacadão São Roque, Pererê, BN Mascarenhas e Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES: (75) 3491- 8992 (Fixo e WhatsApp Cia. Cuca de Teatro)/ domingotemteatro@gmail.com – Contato: Camila Dias"


Autoria do Release: Elizete Destéffani-Motté - (Produtora Cultural Domingo Tem Teatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui