20 de nov de 2018

UFRB realiza XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza entre os dias 20 e 28 de novembro o XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Promovido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPPAE), o evento celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

A programação do Fórum acontece no modelo multicampi. No dia 20 de novembro, será a abertura na cidade de Cachoeira, com o Reconafro, que terá como tema “Políticas Afirmativas na Universidade Pós-Cotas”. A conferência de abertura será ministrada pela Profª Dra. Denise Carrascosa, da Universidade Federal da Bahia. Denise é doutora em crítica literária e cultural, tradutora literária e advogada. Lidera o projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e coordena o projeto de extensão Corpos Indóceis e Mentes Livres.
No dia 21 de novembro é a vez da cidade de Cruz das Almas receber as atividades do XII Fórum. O evento tem início com a Feira da Diversidade, voltada para o empreendedorismo negro, seguida de mesas redondas. No dia 23 de novembro, em Amargosa, o Fórum terá como tema “Universidade Pós-Cota: Afrofuturismo”. Além da programação acadêmica, serão realizadas oficinas, exposições e o lançamento do livro Mestre Didi, de autoria do professor Kleyson Rosário Assis.
Já no dia 27 de novembro, Feira de Santana recebe o evento SerTão Preto com o tema “Políticas Afirmativas no Ensino Superior Pós-Cotas: Uma Reflexão Sobre o PNE”. Na mesa de abertura serão discutidas as estratégias da meta 12 do PNE na UFRB, em seguida acontecem os minicursos. No encerramento, em debate “Acesso e Permanência no Ensino Superior: Ampliação e Conflitos na Garantia do Direito a Educação Superior”.
No último dia do evento, 28 de novembro, Santo Amaro recebe as conferências "Representação e Representatividade Negra", "Memória e Perspectivas", uma apresentação e roda de saberes com o Grupo Mulheres Percussivas e no encerramento o Baile Charme.
Sobre o Fórum - O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.
De acordo com a comissão organizadora, “o Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo é revelador dos níveis de enraizamento e implicações da UFRB com a história local, sua sintonia com as lutas dos movimentos sociais organizados, e comprometimento com as questões sociais e raciais”.
Confira a programação completa no site do evento: www.ufrb.edu.br/forum2018.

Enviado por Kareen Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!