Nova unidade do Include na Bahia ficará no bairro da Paz e atenderá em um ano, 150 jovens entre 10 e 18 anos que moram na comunidade
O Instituto Campus Party (ICP), em parceria com o SEBRAE, SECTI (Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTIC), e patrocínio da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC ((http://www.ftc.br/) anunciam a inauguração de mais um Laboratório Tecnológico de Acesso Público, Include, na Bahia. O lançamento oficial do espaço, localizado no Bairro da Paz, ocorrerá no dia 05 de outubro, às 10h, no Conselho de Moradores.
No primeiro dia de aula os jovens se reúnem, apresentam e discutem sobre os problemas mais enfrentados na comunidade onde moram. Nas aulas seguintes, pelos próximos seis meses, são divididos em grupos de seis ou sete e a partir de então, passam a desenvolver e construir soluções para cada um desses problemas. “Entre 30% e 40% dos alunos que frequentam as aulas já adquirem conhecimento suficiente em quatro ou cinco meses para ganhar dinheiro sem precisar sair da comunidade, só criando e vendendo sistemas e tecnologias que ajudarão a sanar esses problemas enfrentados lá dentro”, completa Farruggia.
A iniciativa já conta com laboratórios em funcionamento no Piauí, em Brasília e em Pato Branco (Paraná), e está com mais de 100 laboratórios em vias de instalação em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal, Alagoas e Rondônia. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios nos próximos quatro anos, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.
Instalações e material – O laboratório conta com mobília e equipamentos de primeira linha, como drones, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros. Os PCS vêm por meio do Centro de Reciclagem de Computadores, do MCTIC. A Internet é entregue por operadoras de Telecom parceiras como por exemplo a ITS. E os materiais e metodologia de ensino são da TRON, com mesmo material didático oferecido às escolas privadas e laboratórios maker.
“O apoio ao projeto Include demonstra a responsabilidade que a Rede FTC tem com a sociedade. Em um cenário de desemprego crescente no país, oferecer a crianças e adolescentes a possibilidade de se qualificarem para o mercado de trabalho é imprescindível. Estou certo de que, mais do que oferecer condições materiais para que eles possam ter acesso às novas tecnologias, estamos proporcionando a esses futuros trabalhadores do Brasil a realização de sonhos”, afirma William Oliveira, presidente da Rede FTC.
Include na Bahia
A Bahia foi o berço do Include. Foi em Canudos que o primeiro laboratório foi inaugurado em outubro do ano passado. Hoje funciona à pleno vapor. Antes de o laboratório chegar, eram 18 mil habitantes sem internet, que viviam ao lado de uma barragem e um pequeno rio - o único recurso hídrico da população local. Em agosto foi inaugurada a segunda unidade do Include na Bahia, localizada no bairro de Pernambuês.
Serviço:
Inauguração Include Bairro da Paz
Data: 05/10/2018
Horário: 10h
Endereço: Conselho de Moradores do Bairro da Paz - Rua Nossa Senhora da Paz, N° 60 – Bairro da Paz, Salvador/BA
Data: 05/10/2018
Horário: 10h
Endereço: Conselho de Moradores do Bairro da Paz - Rua Nossa Senhora da Paz, N° 60 – Bairro da Paz, Salvador/BA
0 Comentários
Comente aqui