14 de set de 2018

Como aprender espanhol com música e ainda melhorar seu vocabulário


A música é uma ferramenta valiosa no processo de aprendizado, e isso vai além dos cursos de idiomas. Ela é utilizada para ensinar os mais diversos conteúdos, e é muito eficaz em melhorar a capacidade de memorização e evocação do indivíduo.
Você já deve ter ouvido falar ou utilizado a técnica de criar uma música para lembrar de um conteúdo difícil de memorizar. E sempre dá certo! Entenda melhor:
  • A música ativa diferentes áreas do cérebro: nosso cérebro possui muitas funções diferentes, que estão distribuídas em áreas especializadas. Essas áreas são ativadas quando recebemos estímulos. Quando ouvimos músicas, muito mais é ativado do que a área responsável pela audição. Ela estimula nosso raciocínio lógico – pois precisamos decodificar as frequências para interpretá-las como rítmicas – e o sistema límbico – responsável pelas emoções.


  • A conexão emocional gerada pela poesia ou ritmo ajuda a fixar o conteúdo: é comprovado cientificamente que nos lembramos melhor de informações e eventos que evocam emoções. Como a poesia ou às vezes simplesmente a melodia da música é capaz de estimular o sistema límbico – nos fazendo sentir algo – é muito mais fácil recordá-las. É por isso que algumas pessoas lembram-se de letras de músicas por anos.
A fixação de conteúdo com a música é tão eficiente que ela é utilizada de maneira terapêutica em pacientes acometidos pelo Alzheimer. E, frequentemente, esses pacientes se lembram da poesia e cantam junto. Não é impressionante?
Veja o artigo completo no Canal do Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!