31 de mai de 2018

Livro “Cirandas na Educação Infantil: saberes e práticas” será lançado próximo dia 08 de junho em Feira de Santana


Fruto do Programa de Formação de Professores em Educação Infantil (PROEI), o livro “Cirandas na Educação Infantil - Saberes e Práticas”, será lançado na Livraria Atlântica, em Feira de Santana, às 17h20, próximo dia 08 de junho. “Cirandas na Educação Infantil” é o resultado de um trabalho de pesquisa, estudo e reflexões das pedagogas Ana Verena de Araújo Vidal Matos, Ana Carolina de Araújo Vidal e da enfermeira Aisiane Cedraz Morais. O livro parte de uma ciranda de diálogos e reflexões sobre as nuances que perpassam a formação de professores em Educação Infantil, inspirados em experiências do PROEI no município, partilhadas com profissionais que cuidam e assistem crianças na primeira infância. Esse programa, traz em sua proposta, uma ciranda de temáticas que envolvem os fundamentos e a tematização de práticas do cotidiano infantil, objetivando contribuir com um novo cenário de educadores/professores da primeira infância, rompendo com os paradigmas já vistos ao longo da história.



“A partir desse programa, tivemos a feliz ideia de reunir os conteúdos presentes nele e somar a outros igualmente necessários, agregando-os em uma ciranda: o deste livro reúne autores de experiências diversas, trazendo, não somente fundamentações teóricas, mas, principalmente, resultados de suas experiências práticas em diferentes contextos de educação e cuidado infantil”, afirma uma das organizadoras do livro, Ana Verena Vidal.

“Ao pensar em ciranda, a ideia nasce da roda que enlaça a criança e sua infância, sendo ela uma brincadeira de roda infantil muito comum na cultura brasileira, mas aqui dela nos apropriamos associando-a à ideia de diálogos, entrosamentos e trocas na Educação Infantil a partir de olhares multiprofissionais”, explica a pedagoga Ana Carolina Vidal.

O livro envolve 29 autores, várias instituições de Educação Infantil (Públicas e Privadas) e de Ensino Superior, a partir de olhares multiprofissionais. Segundo as organizadoras, não objetiva um receituário didático, tampouco ideias irreais ou soluções, mas implica uma análise profunda de um novo entendimento de Educação Infantil, nos espaços onde a primeira infância é acolhida, e assistida, por profissionais que precisam entendê-la numa ótica plena e diversa, contribuindo para a qualidade do trabalho.

MAIS SOBRE O LIVRO: “Cirandas na Educação Infantil: saberes e práticas”
“Ao pensarmos nessa ciranda, sem dúvida, defendemos um diálogo potente na ação educativa, visando contribuir com a qualidade da formação dos professores. Esperamos que este livro desperte o desejo por entender o universo infantil, a partir de um diálogo teórico-prático pedagógico, no movimento continuado do cirandar com as crianças, suas infâncias e a formação dos professores.”

Os capítulos foram organizados buscando ressignificar questões como:

• Refazer os olhares para a criança, o seu desenvolvimento e a infância presente na pós-modernidade;

• Repensar concepções de criança, infância e Educação Infantil por meio da reflexão das práticas do cotidiano dos educadores/professores;

 • Discutir a Educação Infantil como direito social, apresentando a trajetória histórica e os documentos legais que a subsidiam. Além disso, provocar uma discussão sobre a Educação Especial no contexto inclusivo;

• Fornecer subsídios para um diálogo sobre o desenvolvimento humano nas diferentes fases da vida, com ênfase no desenvolvimento infantil a partir de referenciais da psicologia e da saúde;

• Apresentar os elementos históricos da trajetória da bioética e trazer reflexões que possibilitem pensar uma educação pautada nessa abordagem;

• Possibilitar a compreensão sobre a importância da indissociabilidade entre educação e saúde quando se trata dos cuidados com crianças pequenas em espaços institucionais;

• Proporcionar novas discussões sobre o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, tanto no contexto da cultura letrada quanto no brincar com a linguagem plena das crianças pequenas;

 • Fomentar a discussão que envolve a produção de textos matemáticos legítimos por crianças em grupos de Educação Infantil, por meio de diversas aproximações, de forma processual.

SOBRE AS ORGANIZADORAS

Aisiane Cedraz Morais

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana, docente de disciplinas de graduação e mestrado profissional em Enfermagem. Especialista em Saúde da Família, especialista em Enfermagem Neonatológica, especialista em Educação Profissional da Área da Saúde. Pesquisadora do NIEVS (UEFS) e do Grupo Crescer (EE/UFBA). Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem, atuando principalmente com os seguintes temas: pediatria, saúde da criança e do recém-nascido, saúde da população negra, saúde na Educação Infantil.

Ana Verena de Araújo Vidal Matos

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialização em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela FACCEBA, Metodologia e Didática do Ensino Superior pela FACCEBA, Educação Infantil com ênfase em Infâncias e Artes pela Universidade Federal da Bahia, Alfabetização e Letramento pelo Ministério da Educação. Experiência na área de Educação Infantil. Coordenadora pedagógica na Amor Coruja Creche Escola. Coordenadora do PROEI (Programa de Formação de Professores em Educação Infantil).

Ana Carolina de Araújo Vidal

 Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), especialização em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela FACCEBA. Experiência na área de Educação Infantil, alfabetização e letramento. Experiência em coordenação pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I. Professora da Educação Básica da Escola João Paulo I. Coordenadora do PROEI (Programa de Formação de Professores em Educação Infantil).

SERVIÇO:

O quê: Lançamento “Cirandas na Educação Infantil: saberes e práticas”
Quando: 08 de junho, 17h20
Onde: Livraria Atlântica  (Avenida Getúlio Vargas, 3105, Santa Mônica)
Mais informações: 75 98142-5882 / 75 98815-0588

Enviado por Cristhiane Castro


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!