Abertas as inscrições para os Festivais em homenagem aos 171 anos de Castro Alves - Portal Terra de Lucas

 


Agora

Post Top Ad - Destaque Principal

Post Top Ad - banner portalterradelucas


26 de fevereiro de 2018

Abertas as inscrições para os Festivais em homenagem aos 171 anos de Castro Alves


Já estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e para o 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves que acontecem anualmente no Parque Histórico Castro Alves, local onde nasceu o poeta baiano em 1847, no município de Cabaceiras do Paraguaçu (170 km de Salvador). Serão cinco vencedores da categoria infantojuvenil e cinco na categoria adulto, com prêmios e troféus que serão concedidos aos vencedores. Os festivais acontecerão no próximo dia 10 de março e as premiações no dia 14, data dos 171 anos de nascimento do poeta.

O evento é promovido pela Diretoria de Museus (DIMUS) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através Parque Histórico Castro Alves (PHCA). O Parque está instalado em um trecho da antiga fazenda Cabaceiras, onde existe um museu e uma extensa área verde, tudo aberto ao público gratuitamente.


As inscrições para os festivais são presenciais no PHCA, no endereço da Praça Castro Alves, nº10, em Cabaceiras do Paraguaçu, ou através do telefone (75) 3681-1102. O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14 às 17h.

Nas declamações os jurados analisam originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). Geralmente o júri é composto por professores, historiadores, diretores de teatro, escritores e representantes da DIMUS.

Os eventos contam com parceria da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu e atrações culturais na programação, como: grupos culturais de Saubara, ‘Boinho de Painho’ (do PHCA) e Priscila Sales (ambos de Cabaceiras), dentre outras. Os festivais reúnem tradicionalmente inscritos de diversas regiões da Bahia. A responsável pela DIMUS, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.

PROJETOS – A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o Museu que conta a história de Castro Alves e também realiza atividades em sintonia com os ideais do poeta. “O público frequentador usufrui dos projetos socioeducativos permanentes do Parque, dentre outras iniciativas como uma típica casa de farinha nordestina que foi construída no local e dialogam com este ideal e de valorização da comunidade”, explica Diogenisa.

Vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural desde 2003, a DIMUS formula, promove e garante a implementação de políticas públicas museológicas na Bahia. Já o PHCA foi inaugurado em 1971, no centenário da morte do poeta. Além de museu com acervo de objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, o Parque dispõe de sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administração. Na área externa, mata nativa com dezenas de espécies.


SERVIÇO

Inscrições para os festivais do 171 Anos de Nascimento do Poeta Castro Alves
Presenciais no PHCA (Praça Castro Alves, nº10, em Cabaceiras do Paraguaçu), ou através do telefone (75) 3681-1102.
Atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14 às 17h.
Realização: PHCA/DIMUS/IPAC/SECULT-BA
Parceria: Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu
Gratuito 


Fonte: Secult Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Post Top Ad - banner rodape portalterradelucas