9 de jan de 2018

Encontro e Festival de Capoeira acontecem na Boca do Rio


O Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania Mus-e Brasil (Projeto Internacional Mus-e Brasil), através do Ponto de Cultura Efeito Cultural e do Grupo Internacional Mundo Capoeira, realiza o encerramento do Encontro Interestadual de Capoeiragem e do XIII IÊ Berimbau Capoeira Festival. Entre os dias 10 e 14 além de reunir representantes de outros Estados e de cidades do interior da Bahia, o evento contará também com a participação de representante de diferentes países na cidade de Salvador.

A programação será realizada na sede do Projeto Internacional Mus-e Brasil (Ponto de Cultura) e na Faculdade Montessoriano. O Grupo Internacional Mundo Capoeira, entidade parceira do Mus-e Brasil, desenvolve o trabalho de difusão da Capoeira no Brasil e no exterior intercambiando estes conhecimentos com pelo menos 15 países.

O Ponto de Cultura do Mus-e Brasil desenvolve o Projeto Efeito cultural e oferece à comunidade local e adjacente, além de beneficiários de outras cidades, estados e países, e oferece as seguintes atividades como Escultura em Madeira, Oficinas de Berimbau e Caxixi, Ballet, Dança, Capoeira, Informática, Natação, Cursos na área da Capoeiragem e Intercâmbio Internacional.

Pontos de Cultura – Os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que se baseia na criação de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Criados para dar condições de sustentabilidade a projetos e manifestações culturais sem fins lucrativos que desenvolvem ações nas comunidades locais, os Pontos de Cultura tornaram-se referência mundial de política cultural, sendo adotados em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica.

Os Pontos de Cultura agregam agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si. A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios.

Local

Faculdade Montessoriano (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 5 – Boca do Rio, Salvador – BA)
Centro Cultural e Educacional de Desenvolvimento da Cidadania Mus-e Brasil (Rua do Caxundé, 07, Boca do Rio, Salvador – BA
Informações: (71) 98704-1405

Quarta (10)
Oficina de Caxixi com o Mestre Bozó – 8h às 18h

Quinta (11)
8h às 18h: Oficina de berimbaus ministrada pelo Professor Dublê do Mundo Capoeira

Sexta (12)
8h da manhã – Vivências com Mestre Dendê – Bélgica e Mestre Samuray de Conceição do Coité;
18h – Palestra sobre Capoeira e Terceiro Setor com Mestre Jailson Santos– Presidente Nacional do Mus-e Brasil
20h – Roda Aberta
Local das atividades supracitadas – Faculdade Montessoriano na Boca do Rio

Sábado (13)
8h da manhã – Vivências com Mestre Bozó da Regional e com o Mestre Museu de Minas Gerais
14h Batizado e troca de graduações.
Local das atividades supracitadas – Faculdade Montessoriano na Boca do Rio

19h – Momento da musicalidade – apresentações das canções do Mestre Zé Baixinho de Minas Gerais e outro compositores da Capoeira
Local: Sede do Projeto Internacional Mus-e Brasil na Boca do Rio

Domingo (14)
8h da manhã – Aulão com Mestre Zé Baixinho de Minas Gerais
Local: Praça da Antiga Sede de Praia do Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui