6 de jan de 2018

Companhia Passinho Brazil leva batalhas de dança para a Caixa Cultural Salvador

Espetáculo Favela Digital traça paralelo entre a história de vida dos dançarinos e movimento originado nas periferias. | Foto: Anderson Freire

Um dos principais movimentos culturais genuinamente cariocas, o estilo de dança conhecido como passinho é tema do musical Favela Digital, projeto da Cia. Passinho Brazil, que se apresenta em curta temporada, de 11 a 14 de janeiro, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h, na Caixa Cultural Salvador. Dirigido pelo coreógrafo Henrique Talmah, o elenco traz dançarinos oriundos de comunidades do Rio que levam ao palco parte de suas histórias de vida para falar da dança surgida nas periferias da cidade. 





Durante 60 minutos a apresentação exalta a manifestação do gênero do passinho, nascido nas comunidades cariocas com múltiplas referências: frevo, capoeira e percussão afro-brasileira incorporados ao funk. O repertório conta com músicas compostas por membros da própria companhia.

O grupo também utilizará novas tecnologias como o video mapping (projeção mapeada), gerando um ambiente virtual e imersivo como cenário para as coreografias. “O objetivo é de integrar o público a duas linguagens distintas que vão se complementar para contar uma história sobre jovens e o seu amor pela dança”, afirma o diretor Henrique Talmah. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Oficinas:

O projeto conta ainda com duas oficinas gratuitas oferecidas pela equipe do Passinho Brazil. O público-alvo são jovens que se interessam pelo universo da dança e do audiovisual. No dia 13 de janeiro (sábado) às 16h30, é oferecida a Oficina de video mapping, apresentando a técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Com este recurso, os artistas podem criar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimentos em objetos estáticos, tudo projetado em estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifício e até mesmo estátuas.

No domingo (14), também às 16h30, ocorre a Oficina de dança do passinho, capitaneada pelo dançarino Iguinho Imperador. Durante a oficina, os participantes serão apresentados à história, técnicas e principais coreografias utilizadas pelos dançarinos do estilo. Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1h de antecedência) do horário da oficina na recepção da CAIXA Cultural. 

SERVIÇO:

Passinho Brazil – Favela Digital
Datas: 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2018 (quinta, sexta, sábado e domingo)
Horário: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia)
Bilheteria: os ingressos serão vendidos a partir das 9h do primeiro dia de apresentação, para todas as sessões
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado.
Informações: (71) 3421-4200

Oficina de video mapping
Data: 13 de janeiro de 2018 (sábado)
Horário: 16h30
Duração: 1h
Local: CAIXA Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)
Vagas: 20
As inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1h de antecedência) do horário da oficina na recepção da CAIXA Cultural.  
Pré-requisitos: a partir de 12 anos e interesse pelo universo audiovisual

Oficina de dança do passinho
Data: 14 de abril de 2017 (domingo)
Horário: 16h30
Duração: 1h
Local: CAIXA Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)
Vagas: 20
As inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1h de antecedência) do horário da oficina na recepção da CAIXA Cultural. 
Pré-requisitos: a partir de 7 anos e gostar de dançar

Atendimento à imprensa:
Ana Camila Comunicação & Cultura
Jornalista responsável: Gisele Santana
71 98872-5492 | 71 99234-2581| jornalismo.gi@gmail.com

Fotos em alta resolução: https://goo.gl/v543ZV (Créditos de Anderson Freire)
Imagens em vídeo:

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Salvador (BA)
(71) 3421-4200
www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias | @imprensaCAIXA

Sobre a companhia:

A Cia de Dança Passinho Brazil é considerada a primeira companhia do gênero no país e está baseada na Vila Olímpica da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro, onde promove uma dinâmica no formato de escola de dança, com professores e toda estrutura técnica para uma melhor qualidade de aprendizado, criação e prática. O grupo já realizou diversas apresentações em festivais e mostras, ganhando respeito por parte do público e da crítica como uma instituição promissora.

O passinho do menor da favela – nome original desse estilo de dança –, conseguiu a proeza de redesenhar o até então temido e estigmatizado baile funk, saindo da esfera erótica e desvinculando-o do crime organizado. Cada integrante segue uma rotina de ensaios, aulas de dança contemporânea e interpretação teatral, além de contar com uma equipe de produção engajada em diferentes projetos.

Ficha técnica:
Diretor do Projeto: Byron Mendes
Diretor Artístico: Henrique Talmah
Produção executiva: Daniel Braga
Assistente: Yuri Chiochetta
Coreografa convidada: Carmen Luz
Video Mapping: Sol Galvão
Iluminação: Vagner Cabral
Direção musical: Dj Vinimax
Médico Hebiatra: Felipe 
Figurinista: Clébio Holanda
Designer gráfico: Janna Brilyantova
Elenco: Jota, André Mickey, PQD, Lucas Minhoca, Scooby, Claudinho.
Participação: MC Iguinho Imperador
Produção local e assessoria de imprensa: Ana Camila Comunicação & Cultura

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!