18 de jan de 2018

Alerta: Câncer ocular pode afetar crianças


Um olhar de esperança para Alice. A menina de 4 anos descobriu em um diagnostico realizado no HCOE – Hospital de Olhos que era portadora de uma doença rara, o Retinoblastoma. Caracterizado como um tumor ocular mais frequente na infância, ele é originário da membrana neuroectodérmica da retina embrionária.

“Um dia, enquanto Alice estava com o rosto contra a luz, percebi que existia uma mancha branca no seu olho esquerdo. Tive dúvidas porque as outras pessoas da família não conseguiam ver a mesma coisa. Continuei observando e resolvi fazer um teste simples de visão com a Alice e foi ai que percebi que a minha filha não enxergava de um dos olhos”, conta Evaldo Bastos.

80% das crianças que possuem o problema tem até 4 anos de idade. O Retinoblastoma pode ser classificado como esporádico ou hereditário. Na forma esporádica, como está sendo avaliado o caso de Alice, o tumor é unilateral, ou seja, afeta um olho apenas.

No dia 13 de dezembro, a garotinha, que recentemente fez a retirada do globo ocular afetado, passou por mais um procedimento, só que dessa vez para colocar a nova prótese. “Desde que descobrimos o problema da Alice Deus colocou anjos nas nossas vidas e a equipe do Hcoe está entre eles. Agradecemos o Hospital pela atenção com o caso e ao Dr. Alex por presentear a nossa filha nesse momento tão importante para o tratamento”, afirmou o pai.

O diretor do Hospital, Alex Piai Ozores, informou que a prótese é importante não só para manter a aparência estética como para evitar deformações na face como o afundamento do região ocular. “É muito gratificante ver a alegria da Alice que só reforça a importância da prótese para o emocional e autoestima da menina”, explica o especialista.


O médico alerta que os cuidados com a visão devem começar bem cedo, quando a criança ainda é apenas um bebê. “O primeiro exame de visão deve ser o teste do olhinho logo que o bebê nasce. Depois disso as consultas devem ser periódicas e é importante os pais se atentarem às alterações dos olhos das crianças nas fotos como uma mancha branca quando bate o flash.

Enviado por Beatriz Ferreira
Fonte: Notre Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!