6 de set de 2017

Expofeira 2017: Produtores rurais aprendem novas técnicas no estande do Sebrae



O espaço, localizado na 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), oferece oficinas e palestras gratuitas até sábado, 9

Vívian Rodrigues


O produtor rural José Délcio Araújo nasceu e foi criado no campo, vendo o trabalho de seus pais e avós. Hoje, atua em duas propriedades, a sua e a do pai, na zona rural de Tucano, criando ovinos e plantando insumos para suplementar a alimentação dos animais. José foi um dos 120 integrantes das caravanas que visitaram o estande do Sebrae com o intuito de buscar ferramentas para beneficiar na atividade de produtor, nessa terça-feira, 5. O espaço integra a 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) e oferece palestras e oficinas voltadas para o homem do campo até sábado, 9. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae Bahia.



Os produtores também acompanharam palestras e oficinas da cozinha show, com temas relacionados à criação de animais. A programação foi voltada para o corte de ovinos e caprinos e o preparo de embutidos e defumados do frango, cursos ministrados pelo engenheiro de Alimentos do Senar, Antonio Saback. Higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos acessórios e da carcaça; refrigeração; inspeção contra zoonoses; cortes especiais; condimentação e defumação foram os temas da apresentação. “Mostramos o quanto eles perdem por não definir os cortes especiais”, destacou Antônio em uma das abordagens.

Para Délcio, mudar sua visão para implantar as técnicas assistidas foi o maior ganho de sua participação na capacitação. “Lá no interior a gente não faz assim, e eu só ouvia falar nesses cortes especiais, mas nunca tinha visto pessoalmente, então, foi muito interessante.”, explica o produtor. “Ele nos mostrou cortes que são valorizados e, também, que retirar as glândulas de hormônio no pernil do carneiro e do bode, antes do preparo da carne, faz com que aquele odor que as pessoas dizem que essas carnes têm seja retirado”, detalhou o produtor, que também pretende assistir à apresentação do engenheiro agrônomo Paulo Suassuna sobre o cultivo intensivo de palma nesta quarta, 6.

O público das caravanas aprendeu mais sobre oportunidades de mercado para cortes especiais nos canais diversos de distribuição, como açougues, supermercados e casas de carnes especiais, bem como bares, restaurantes e o segmento de alta gastronomia que, segundo o palestrante Aldir Parisi, tem grande potencial para ser trabalhado pelo setor. Como acessar esses mercados melhorando o produto, a embalagem e distribuição, os cortes mais comprados nos mercados e as oportunidades que devem ser trabalhadas para viabilizar o negócio foram pontos abordados.

Mais cedo, o desafio da regularização de granjas foi tema da palestra apresentada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A programação intitulada “Dia do Frango” contou com uma apresentação teatral, mostrando de forma lúdica o assunto para os produtores. “Ao oferecer um produto de maior valor agregado, o produtor consegue um diferencial que irá desenvolver o negócio e aumentar a sua renda”, avalia o técnico do Sebrae, Eberval Santos.
O Espaço Sebrae é uma parceria da instituição com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!