13 de set de 2017

Ainda sobre a saga pela representatividade da dança no Conselho Municipal de Cultura de Feira

Antonia Ribeiro



Vamos falar sobre algo importante, mas que vem passando batido ainda pra muita gente. Vamos falar sobre um espaço, que não é deliberativo, mas que possui uma grande importância e representatividade para a sociedade.

No sabado passado, estávamos na Eleição do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA, no Maestro Miro, onde foram iniciadas falas super importantes e que tem sido uma pena, nenhum meio de comunicação ter transmitido ao vivo. Nunca sei onde anda a tv Subaé e outras mais nesses momentos.

Eu e Trupe Mandhala,juntamente com alguns companheiros, estamos enfrentando a saga, que vem fazendo cena a algum tempo pela representação da DANÇA no conselho. O que acontece Antonieta? xô explicar... :
Viviane Macedo, eleita pra cadeira de Cultura Popular no Conselho Municipal de Cultura

Viviane Macedo, esteve bravamente ocupando uma suposta cadeira, que até hoje não foi implantada, e ela foi votada!! Eleita!!! e esse compromisso com a linguagem não foi honrado. Sabemos que depende da câmara para mudar a legislação, porem sinceramente, sinto em dizer que essa, não é uma responsabilidade só da Câmara não!

Neste ano de 2017, ainda sem a cadeira da Dança, decidi me candidatar juntamente com Viviane, para estar contribuindo nessa frente, na cadeira de Cultura Popular. Fizemos divulgação via face, via zap, instagram e em todos os recursos que quem tem um bom celular com dados móveis consegue acessar, o que hoje em dia não é uma raridade, como esta não é uma causa exclusiva da Trupe, fizemos o que era necessário, informar, até porque não podemos cobrar retorno se não vamos até o ponto de partida. 

Confesso que inicialmente fique decepcionada com a classe quando entrei no teatro, eu poderia contar quantas cadeiras estavam ocupadas por corpos dançantes, tirando a Trupe e alguns companheiros, NENHUMA. e eu posso sim ficar decepcionada, todos podemos, é a vida. Daí passei a pensar, com qual fundamento, alguns artistas da área reclamam que " Feira não tem nada relacionada a Dança" ?? Penso que cada vez mais os grupos estão separados cada qual no seu ego, visando quem faz o festival de fim de ano mais bonito ou realiza o trabalho social mais reconhecido. Gostaria de dizer que isso pra mim como artista não quer dizer nada! Se eu como bailarina, corpo e mente pensante, não trabalho com políticas públicas para a arte e não devolvo a sociedade o que venho adquirindo, de nada vale a minha arte, apenas e meramente para pagar as contas. e as vezes nem dá! Com isso eu retirei minha candidatura no momento, para estar apoiando na cadeira de Cultura Popular meus queridos Viviane Macedo e Guda da Matinha porque não tinha razão de ser Trupe Mandhala ocupar duas vagas no mesmo seguimento, na verdade temos TODOS que ocupar o conselho,não precisamos estar necessariamente eleitos em uma cadeira pra representar, faço parte do povo e cultura popular também sai de mim, mas precisamos bater o pé no que nos está sendo negado.

Portanto alerto a meus colegas e companheiros da Dança, que não nos abandone nesta causa, vamos nos informar, nos fazer presentes, unir forças, porque garanto que este não é um bloco do eu sozinho, precisamos fazer por onde para ter nossa representatividade RESPEITADA. Precisei sair da minha terra pra perceber que o que eu sou e tenho de formação artística cultural eu herdei daqui, se não conservarmos, o que será de nós?
Feira de Santana, fábrica de artistas ( bons artistas) não pode passar na minha narina cheiro de província não!

Agradeço a minhas parceiras(os), corrente forte Trupe MandhalaJorgina DamascenoVenus Carvalho, Rã Ran Rainha PsyTércia SouzaEmerson AzevedoAvany VazAline Britto Olivier com Antonia Brito e toda ACAD e Casa 18 Espaço de Arte colaborativo, Ricardo MartinhoAnny BrilhanteArilma Brito , Mari Falcão, e a toda classe artística que se fez presente e tomou a frente como causa e direito junto a Trupe Mandhala.

lá vai Labareda...

Obrigada de nada!

por Antonia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!