Artigo de pesquisadores da Uefs e Fiocruz é publicado em revista internacional - Portal Terra de Lucas

 


Agora

Post Top Ad - Destaque Principal

Post Top Ad - banner portalterradelucas


29 de agosto de 2017

Artigo de pesquisadores da Uefs e Fiocruz é publicado em revista internacional

O desenvolvimento de um sistema que será usado tanto para auxílio ao diagnóstico de doenças renais quanto para o treinamento de novos patologistas, constituiu-se no tema do artigo “PathoSpotter-K: A computational tool for the automatic identification of glomerular lesions in histological images of kidneys”, publicado na importante revista internacional ScientificReports da Nature.


Fruto de parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no desenvolvimento do sistema PathoSpotter para detecção automática de lesões a partir de imagens digitais de biopsias renais. É o primeiro trabalho internacional na área de Patologia Digital aplicado a Nefropatologia. Dois pesquisadores ligados a Uefs participam do desenvolvimento do projeto e assinam o artigo pioneiro. O professor doutor Angelo Amâncio Duarte, coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho, vinculado ao Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana; e o mestrando George de Oliveira Barros do mestrado em Computação Aplicada da Uefs.

A PathoSpotter-K é um ramo do PathoSpotter, um projeto de pesquisa interdisciplinar que associa patologistas e cientistas da computação com o objetivo de gerar sistemas computacionais que apoiem pesquisa e treinamento em patologia.
A tradução de lesões nefrológicas elementares em alguma forma de linguagem computacional deve permitir associações clínico-patológicas em larga escala através de uma grande base de dados e contribuir para o treinamento de jovens patologistas. Neste artigo, foram apresentados os primeiros resultados relacionados ao sistema computacional PathoSpotter-K desenvolvido para identificar lesões glomerulares elementares.

O artigo completo pode ser acessado no link: https://www.nature.com/articles/srep46769.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

Post Top Ad - banner rodape portalterradelucas