12 de out de 2016

Mês da Criança no Museu Casa do Sertão

Foto: Acorda Cidade
  
O Museu Casa do Sertão da UEFS realiza o Mês da Criança no Museu até o dia 31 de outubro com uma programação voltada para o público infantil, com exposição de Brinquedos Populares, Contação de histórias, Brincadeiras cantadas, Recreação e Oficinas.

Os visitantes poderão conhecer a Sala de Brinquedos Populares. O espaço reúne carros de lata, bonecas de pano, panelinhas de barro, pernas de pau, mané-gostoso, rói-rói, cinco marias, mula manca, entre outros. Caracterizados como produtos artesanais, esses brinquedos agem de forma interativa no mundo de fantasias das crianças, aproximando-as da realidade social em que vivem. Apesar do avanço tecnológico, o brinquedo artesanal continua com a sua identidade cultural, que encanta crianças e adultos.

Além da exposição, haverá recreação e brincadeira cantada, que se inserem no universo das brincadeiras coletivas, e que hoje estão perdendo espaços nas ruas. Essas brincadeiras podem ser consideradas patrimônio cultural imaterial, pois são transmitidas de geração a geração, trazendo marcas e costumes de cada povo.  O Museu também realizará oficinas de miniaturas em couro, jogo das cinco marias e brinquedos construídos a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis, buscando fomentar a consciência ecológica nas crianças.

Este evento tem a finalidade de despertar no público infantil o interesse pelas questões culturais, com vistas à valorização das riquezas da região do semiárido, e a sensibilização para o cuidado com a casa comum – o planeta Terra, estimulando as crianças a experimentarem e compreenderem o Museu como espaço de troca, descobertas, criação, memórias, história e vida.

Serviço

Local: Museu Casa do Sertão – UEFS
Campus Universitário. Avenida Transnordestina, s/ n. Bairro Novo Horizonte.
Período: 3 a 31 de outubro de 2016
Horário: Segunda 14:15 às 17:30. Terça a sexta: 8:15 às 11:30 e das 14:15 às 17:30.
Contato p/ agendamento: Tel. (75) 3161.8750/8751/8752
e-mail:museucasadosertao@gmail.com ou agendamentomuseucasadosertao@gmail.com
                                                                          


Fonte: Ascom/UEFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!