17 de ago de 2016

Projeto conveniado com o Ministério da Cultura e secretaria de cultura do estado inicia ações na área de patrimônio cultural no povoado da Matinha

Chica do Pandeiro (Quixabeira da Matinha | Foto: Secom/ Bahia

A Associação Cultural Coleirinho da Bahia, a mesma que sedia o grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha, liderado por Guda Moreno, deu início essa semana as atividades previstas no projeto denominado: Da Quixaba a Quixabeira: Samba, Cultura Afro-Descente e Desenvolvimento Sustentável na Matinha  aprovado no edital Pontos de Cultura da Bahia edição 2014. 

A proposta é fruto de um convenio entre o Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura e a Secretaria de Cultura da Bahia. Serâo três anos de atividades continuadas na área de Patrimônio Cultural, fomentando principalmente a cultura do samba de roda e a identidade quilombola da comunidade da Matinha dos Pretos. 

 As ações previstas visam divulgar e valorizar a cultura popular da Bahia, a partir da afirmação étnico-cultural presente no samba de roda e suas vertentes (dança, música, cânticos, vestimentas, etc). A associação oferece na sede localizada no povoado da Matinha, oficinas gratuitas em Violão e cavaquinho; Percussão; Capoeira e Maculelê; e Samba de Roda e já conta com turmas lotadas. 

Além das oficinas, o projeto contará com a realização de um seminário temático que abordará a importância do samba de roda enquanto Patrimônio Imaterial, o qual terá a participação de mestres e mestras sambadores(as), além de pesquisadores da área; o seminário está previsto para ser realizado em novembro, mês no qual se comemora nacionalmente o samba de roda.

Saiba mais sobre o projeto acessando ao site www.daquixabaaquixabeira.blogspot.com ou através da página www.facebook.com/Associação-Cultural-Coleirinho-da-Bahia

Fonte: Assessoria de Comunicação ACCB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui