![]() |
| II Semana de Inovação e Empreendedorismo foi realizada pelo Sebrae e teve a participação de mais de 200 pessoas |
Vívian
Rodrigues
Mais de 200 pessoas
participaram, entre os dias 2 e 4 de agosto, da II Semana de Inovação e
Empreendedorismo, que aconteceu em Feira de Santana nas sedes do Serviço
Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Câmara de Dirigentes Lojistas
(CDL) e Sebrae. O evento promoveu talkshows, palestras e clínicas tecnológicas,
apresentando a inovação como estratégia essencial para que o empresário crie
diferenciais no negócio, garantindo a competitividade no mercado.
Startups, negócios nas
redes sociais, neuromarketing, novas tecnologias e práticas de gestão foram
alguns dos temas abordados no evento, realizado pelo Sebrae. Ângelo Nola,
engenheiro e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi
mediador do talkshow sobre startups com o empresário André Luiz Batista, da
IaiNet. Eles apresentaram experiências com o modelo de negócio, o conceito de
startps e falaram sobre esse mercado em Feira de Santana. “Houve uma discussão
interessante com o público. O evento fomentou novas oportunidades de negócios e
estimula eventos como este mais pra frente”, avalia Ângelo.
Já o coordenador de
apoio à competitividade empresarial da Fundação de Amparo ao Pesquisador do
Estado da Bahia (Fapesb), Alzir Antonio Mahl, apresentou, no encontro, o edital
de recursos de subvenção econômica para projetos em inovação tecnológica. Ele
acredita que, através dos investimentos em inovação, uma empresa pode produzir
mais e melhor, reduzir custos e contratar mais pessoas, desenvolvendo os
negócios na cidade. “Esperamos que a gente possa incrementar a produtividade e
melhoria da competitividade em Feira de Santana e região. A Semana é um
incentivo para que as pessoas apresentem seus projetos”, pontua Mahl.
Neuromarketing
Em outro momento, o
pesquisador e neurocientista Alex Born apresentou aos participantes diversas
análises do comportamento do consumidor, resultados gerados de campanhas
publicitárias e o neuromarketing, ciência que estuda as reações do cérebro
quando uma pessoa é exposta a anúncios e produtos.
Segundo o especialista,
o neuromarketing pode ser utilizado pelas grandes empresas e indústrias, mas
também pelo comércio local, a partir dos estudos já feitos. Como um site é
colocado, como uma promoção é feita, como o lançamento de um produto é
desenvolvido, as melhores estratégias comerciais e como uma marca pode ganhar
ou perder força são alguns dos estudos desenvolvidos nesse campo. “Esse é
grande diferencial: fazer o cliente comprar na sua empresa, tornar sua marca
forte e impactante com as ferramentas corretas” explicou Born.
Mayonara Santos é
formada em Administração e trabalha há um ano vendendo roupas femininas.
Interessada em desenvolver o seu negócio, ela foi ao evento em busca de
conhecimento e ficou entusiasmada com a palestra sobre neuromarketing. “É
importante ouvir e ter outras visões em qualquer ramo de negócio e, como foi
dito aqui, sair pela porta com uma visão diferente. É isso que eu busco,
melhorar a cada dia”.
Inovação para Feira
O empresário Fabrício
Falcão é coordenador administrativo da Liga de Empreendedores de Feira de
Santana. Ele destaca como a inovação é fundamental para a sobrevivência de uma
empresa no mercado. ‘’A Semana vem só a acrescentar valor para a cidade, para
que os empreendedores pensem como a inovação pode influenciar na geração de
valor para seus clientes. E só pensando em como melhorar os resultados você vai
conseguir manter uma empresa perene e que ela perdure por gerações”, disse.
Para o técnico do
Sebrae em Feira de Santana, Eduardo Simas, a Semana trouxe resultados
satisfatórios. “O evento marca o calendário de Feira de Santana e se consolida
por apresentar ao empresário estratégias para impactar no mercado de forma
inovadora, com tendências mercadológicas e outras estratégias para desenvolver
o seu negócio”.
Fonte: Agencia Sebrae


0 Comentários
Comente aqui