Os museus administrados pela Secretaria
de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio
Artístico e Cultural (IPAC), estão participando hoje da campanha internacional #MuseumSelfie. “A campanha começou em 2015 e está no seu terceiro ano,
acontecendo em museus de todo o mundo, da Europa, Ásia e América do Norte,
incluindo o Brasil, dentre outros locais”, afirma o diretor geral do IPAC, João
Carlos de Oliveira.
Os frequentadores dos museus em geral
escolhem suas obras de arte preferidas, exposições e até espaços específicos
para tirar a sua selfie e postar nas
redes sociais. Para participar basta o interessado postar selfies e fotos
criativas feitas nos museus do IPAC marcadas com #MuseumSelfie. Em
Salvador, o IPAC administra museus que estão instalados em casarões antigos e
tombados como Bens Culturais, com o Palacete das Artes (Graça), residência
inaugurada em 1912 para moradia da família do comendador Bernardo Martins
Catharino.
Já outros museus do IPAC ocupam espaços privilegiados na cidade, como o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), instalado em um engenho originário do século XVII às margens da Baía de Todos os Santos. Ou o Palácio da Aclamação (século XIX) junto ao Passeio Público da capital, ou o Centro Cultural Solar Ferrão, edificação nobre do século XVII, no Pelourinho. No interior do estado o IPAC administra o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu), o Convento dos Humildes (Santo Amaro) e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias).
#MUSEUCURTO – Para o
diretor do IPAC, além da abordagem descontraída e bem humorada para um espaço
museal, a campanha #MuseuSelfie revela através das fotos do público
frequentador importantes obras de arte para a história da Bahia e a arquitetura
do entorno, atraindo mais visibilidade e visitantes a esses locais. “Essa ação
se integra ainda à campanha #MusEuCurto do IPAC/SecultBA e SECOM
que provocou o aumento de até 60% na visitação aos museus baianos no ano
passado (2014)”, relata João Carlos.
Na campanha #MusEuCurto do ano
passado (2015) o número de frequentadores aumentou, sobretudo no circuito Campo
Grande-Vitória-Graça. No Museu de Arte da Bahia (MAB, Corredor da Vitória), os
visitantes passaram de 2,8 mil em maio para 4,2 mil em julho. Já no Palacete
das Artes atingiu a média de visitação de 8,3 mil e cada mês da campanha. Nos
museus do IPAC no Pelourinho (Tempostal, Udo e Ferrão) o volume de visitantes
aumentou em 60%.
Confira essa riqueza via a ‘Visita
Guiada Virtual dos Museus do IPAC’, já disponível no link www.youtube.com/watch?v=QU8-5kvcwog&app=desktop, realizado
via Editais de Museus SecultBA/IPAC com recursos do Fundo de Cultura. Saiba
mais no link www.ipac.ba.gov.br/museus. E ainda no
site www.ipac.ba.gov.br, facebook
'Ipacba Patrimônio' e twitter '@ipac_ba'.
Assessoria de Comunicação – IPAC,
em 20.01.2016
Jornalista responsável Geraldo Aragão
(DRT-BA nº 1498)


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