25 de jan de 2016

Museus participam da campanha internacional #MuseumSelfie


Os museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), estão participando hoje da campanha internacional #MuseumSelfie. “A campanha começou em 2015 e está no seu terceiro ano, acontecendo em museus de todo o mundo, da Europa, Ásia e América do Norte, incluindo o Brasil, dentre outros locais”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

Os frequentadores dos museus em geral escolhem suas obras de arte preferidas, exposições e até espaços específicos para tirar a sua selfie e postar nas redes sociais. Para participar basta o interessado postar selfies e fotos criativas feitas nos museus do IPAC marcadas com #MuseumSelfie. Em Salvador, o IPAC administra museus que estão instalados em casarões antigos e tombados como Bens Culturais, com o Palacete das Artes (Graça), residência inaugurada em 1912 para moradia da família do comendador Bernardo Martins Catharino.


Já outros museus do IPAC ocupam espaços privilegiados na cidade, como o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), instalado em um engenho originário do século XVII às margens da Baía de Todos os Santos. Ou o Palácio da Aclamação (século XIX) junto ao Passeio Público da capital, ou o Centro Cultural Solar Ferrão, edificação nobre do século XVII, no Pelourinho. No interior do estado o IPAC administra o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu), o Convento dos Humildes (Santo Amaro) e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias).

#MUSEUCURTO Para o diretor do IPAC, além da abordagem descontraída e bem humorada para um espaço museal, a campanha #MuseuSelfie revela através das fotos do público frequentador importantes obras de arte para a história da Bahia e a arquitetura do entorno, atraindo mais visibilidade e visitantes a esses locais. “Essa ação se integra ainda à campanha #MusEuCurto do IPAC/SecultBA e SECOM que provocou o aumento de até 60% na visitação aos museus baianos no ano passado (2014)”, relata João Carlos.

Na campanha #MusEuCurto do ano passado (2015) o número de frequentadores aumentou, sobretudo no circuito Campo Grande-Vitória-Graça. No Museu de Arte da Bahia (MAB, Corredor da Vitória), os visitantes passaram de 2,8 mil em maio para 4,2 mil em julho. Já no Palacete das Artes atingiu a média de visitação de 8,3 mil e cada mês da campanha. Nos museus do IPAC no Pelourinho (Tempostal, Udo e Ferrão) o volume de visitantes aumentou em 60%.

Confira essa riqueza via a ‘Visita Guiada Virtual dos Museus do IPAC’, já disponível no link www.youtube.com/watch?v=QU8-5kvcwog&app=desktop, realizado via Editais de Museus SecultBA/IPAC com recursos do Fundo de Cultura. Saiba mais no link www.ipac.ba.gov.br/museus. E ainda no site www.ipac.ba.gov.br, facebook 'Ipacba Patrimônio' e twitter '@ipac_ba'.

Assessoria de Comunicação – IPAC, em 20.01.2016
Jornalista responsável Geraldo Aragão (DRT-BA nº 1498)

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