![]() |
Noticiário gerou grandes picos de consultas de brasileiros a verbetes relacionados a questões políticas no Brasil e no Exterior
|
"Impeachment"
e "hexacampeão" foram algumas das palavras mais consultadas por
brasileiros em 2015 no maior dicionário digital da língua portuguesa - o
Priberam, que é mantido pela empresa portuguesa homônima e usado de forma
transparente por inúmeras aplicações web e móveis em várias partes do mundo.
De acordo com a Priberam, entre os diversos países de
língua portuguesa, a influência do noticiário gerou grandes picos de buscas de
palavras como "xenofobia" (relacionada à questão dos imigrantes na
Europa), "jihadismo"(ligada ao caso "Charlie Hebdo") e
"Bataclã" (nome da casa de shows onde ocorreu o atentado do Estado
Islâmico em Paris). No Brasil, especificamente, os termos "babilônia"
e "pan-americano" estão também entre os mais consultados. O primeiro
coincide com o nome de uma novela veiculada pela TV Globo, e o segundo se
refere aos jogos esportivos em que alguns atletas brasileiros tiveram destaque.
O Dicionário Priberam teve, em 2015, 25 milhões de
visitantes únicos, com predominância do Brasil e de Portugal, e forte
penetração em públicos de Angola, Moçambique, Timor, Macau e Guiné-Bissau, além
de receber consultas de países com outros idiomas.
À parte às consultas conjunturais, a palavra
"resiliência" foi a mais consultada do ano, tanto no Brasil quanto em
Portugal, seja por internautas interessados em seu significado ou na correta
ortografia.
Outro dado curioso da lista é a aparição da palavra
"amor", como a quinta mais pesquisada do ano no Brasil, o que
possivelmente reflete o interesse das pessoas por sinônimos capazes de evitar a
exaustiva repetição desta palavra.
As 10 palavras mais consultadas no Brasil:
1.
Resiliência
2.
Procrastinação
3.
Inerente
4.
Paradigma
5.
Amor
6.
Iminente
7.
Exceção
8.
Eminente
9.
Pragmático
10.
Biopsicossocial
Em termos de plataformas, também nos acessos ao
Dicionário Priberam se refletiu a transição acelerada para as plataformas
móveis: os acessos ao site através de smartphones subiram 46% face a 2014.
Fonte:
VIANEWS Comunicação Integrada
0 Comentários
Comente aqui