16 de jan de 2016

Grande show de Raymundo Sodré neste sábado (16/01), no Mercado de Arte Popular, às 12 horas.


Raymundo Sodré, o homem que veio da terra do couro, Ipirá / Bahia, e ganhou o mundo. Passou por todos os cantos do Brasil, encantou a França, e fez São Paulo se render à sua batida de chula na viola, neste sábado, 16 de janeiro de 2016, estará fazendo uma grande apresentação no Mercado de Arte Popular, a partir do meio dia, dentro do projeto "Mostre sua cara, mostre sua Arte", sob coordenação do ator e diretor Jean Marques, em parceria compartilhada com a Associação dos Artesãos (ArtMap) e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).


Curiosidades:

Sodré teve influências do candomblé da Nação Angola e das festas de Santos Reis, onde se apresentavam ao mesmo tempo, grupos de samba chula e de forró. Influências também de grandes nomes da cultura popular nordestina, como Gonzagão, Jackson, Gordurinha, Riachão e Balbino do Rojão, durante a adolescência interessou-se pelo violão e aprendeu os primeiros acordes em casa, ensinados por sua mãe.

Em 1975 após uma tentativa de viver em São Paulo, volta para a Bahia e junta-se ao Sangue e Raça, um grupo que misturava música e teatro. No final dos anos 1970, no Rio de Janeiro, deixa o grupo pra tentar sua carreira solo e faz um teste na Polygram deixando registradas algumas músicas, entre elas o “Recado Pro Pessoal Lá de casa”, “Sonho Claro”, ainda hoje inédita, “Vá Pra Casa Esse Menino, Viu?”, e “A Massa”.

Tornou-se conhecido nacionalmente através do festival da globo de 1980 com a música “A massa”, que posteriormente na década de 1990 foi regravada por Elba Ramalho. Deste LP, que reúne composições com letras dos poetas do Recôncavo – Roberto Mendes e Jorge Portugal – e traz um universo de ritmos, como a chula, samba de roda , xote e baião, típicos do recôncavo e do sertão baiano, segundo contam, a altíssima vendagem que o disco alcançou, tirou a gravadora do vermelho.

Fontes:

Dicionário da MPB
Forró em Vinil
Musica.Com.Br

Irdeb


Publicado em Pautart - Assessoria de Comunicação e Entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui

FNO

Sua marca no melhor lugar!