Luísa Moreira

A revista literária "Granta" vai lançar, 1º de fevereiro, o concurso internacional dos Melhores Escritores Jovens de Língua Portuguesa, que decorre até 31 de julho. Os escritores selecionados sairão no quinto número da "Granta", a publicar em maio de 2015.
foto DR

"No mundo de língua inglesa, o número especial que, de dez em dez anos (desde 1983), é dedicado aos "twenty under forty" já é um marco, tendo ajudado à projeção de autores como Julian Barnes, Martins Amis e Kazuo Ishiguro. A nossa ambição é fazermos o mesmo para a língua portuguesa.", explica o diretor, Carlos Vaz Marques.

Podem inscrever-se escritores com menos de 40 anos (à data da publicação) de todos os países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Os textos a concurso - conto ou excerto de romance - devem ter entre 10 mil e 50 mil carateres e deverão permanecer inéditos até maio de 2015. O júri, presidido pelo diretor da "Granta", é composto por cinco elementos e os textos selecionados serão publicados na edição especial da "Granta" intitulada "Os Melhores Jovens Escritores de Língua Portuguesa".

Segundo Carlos Vaz Marques, "o único critério de escolha do concurso é a qualidade literária. Este número especial vai sair em maio de 2015 e estamos a tentar que saia, em simultâneo, também em Inglês, com os textos dos autores escolhidos já traduzidos." O regulamento do concurso está disponível aqui

Publicada pelas Edições tinta-da-china, desde 2013, a edição portuguesa é considerada o caso de maior êxito entre as edições internacionais da "Granta". Com 1500 assinantes e quase 25 mil fãs no Facebook, a tiragem da revista literária foi de 8 mil no primeiro número e 6 mil no segundo (mas poderá ter que ser reimpresso).

O diretor avança, ainda, ao JN, que "vamos fazer uma nova campanha de assinaturas em abril, imediatamente antes do lançamento do número 3, cujo tema será "Casa"".