O Banco do Nordeste lançou nesta terça, 09/12, em Feira de Santana, o primeiro Plano de Ação Territorial (PAT) da Inovação. O evento, realizado no NH Hotel, reuniu representantes do setor produtivo, do poder público, de universidades e diferentes atores do ecossistema de inovação regional para marcar o início de um movimento coletivo, direcionado ao fortalecimento da governança territorial e à consolidação de um ambiente de inovação integrado e estratégico. Como parte integrante do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste, o PAT da Inovação envolverá os municípios de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Santo Estevão, Amélia Rodrigues, Santa Bárbara e Ipecaetá. Durante o lançamento, foi apresentada a composição do Comitê Gestor Territorial (CGT), responsável pela governança e condução estratégica do PAT e o colegiado que reunirá representantes do Banco do Nordeste, da CDL, Prefeitura de Feira de Santana, Centro das Indústrias, UFRB, UEFS, Sebrae, IEL e empresas locais. As ações previstas no PAT da Inovação incluem a estruturação da governança territorial, a oferta de capacitações voltadas a tecnologias como inteligência artificial, ciência de dados, automação e segurança digital, a realização de hackathons, oficinas, feiras tecnológicas e eventos de conexão entre empresas e instituições de pesquisa, além do fomento a startups e ampliação do acesso ao crédito e instrumentos financeiros voltados à inovação. O plano também prevê iniciativas de comunicação, criação de redes de colaboração e implementação do selo “Empresa Inovadora do Território”, reconhecendo organizações que investem de forma contínua em inovação.
Durante o evento, o gerente da agência do Banco do Nordeste em Feira de Santana, Jeferson Lacerda, destacou o caráter transformador da iniciativa ao afirmar que o apoio à inovação é mais do que investir em tecnologia, “é ter a coragem de desinstalar convicções para instalar possibilidades. O BNB, ao fomentar esse movimento, não apenas impulsiona o desenvolvimento, mas também cultiva futuros que ainda nem imaginamos”, destacou.
O agente de desenvolvimento, Rosalvo Morais, é o responsável pela condução do PAT da Inovação e reforçou o compromisso institucional do Banco do Nordeste com a integração regional. “Nosso objetivo é integrar universidade, setor produtivo e poder público para transformar conhecimento em desenvolvimento real. Inovar é romper barreiras, criar oportunidades e garantir que a economia do território avance de forma sustentável”, completou. Participante do encontro, o estudante Vinícius Lima ressaltou o impacto da iniciativa para a nova geração de profissionais ligados à inovação: “Como estudante de inovação e feirense, saio extremamente motivado e certo da importância de iniciativas como esta. Ter um Plano de Ação Territorial focado em inovação é fundamental para direcionar o desenvolvimento e gerar oportunidades na região. As palestras apresentadas certamente vão inspirar e impactar nosso ecossistema empresarial”, contou o estudante.
Fonte: Imprensa Banco do Nordeste |
0 Comentários
Comente aqui