Em processo participativo, a instituição está mapeando as necessidades educacionais das regiões de Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa, na Bahia
Quatro novos campi do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) estão em fase de implantação nas cidades de Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa, na Bahia. As obras das novas unidades são financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal, e integram o plano de Consolidação e Reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A expectativa é de que até 2026 as unidades estejam prontas para operar.
Paralelamente às obras, está em andamento o processo de definição dos cursos que serão ofertados inicialmente nas novas unidades. Chamado de estudo de demanda, este processo tem como abordagem o foco na escuta ativa da população e na análise técnica de demandas socioeconômicas.
O estudo inclui cinco etapas principais: planejamento; coleta e análise de dados primários e secundários; mapeamento das vocações locais; consulta pública e validação; e consolidação dos resultados e definição dos cursos a serem ofertados.
Atualmente, o IF Baiano, com o apoio de lideranças locais e das secretarias de educação dos municípios, vem desenvolvendo ações junto a comunidade, como reuniões com parceiros, divulgação do estudo na imprensa local e aplicação de questionários. Os resultados da pesquisa inicial serão complementados, numa próxima fase, com a análise dos indicadores socioeconômicos e ocupacionais. Em seguida, serão realizadas audiências públicas para a validação dos cursos escolhidos.
“A participação popular é o coração desse processo. Mais do que responder um formulário, é uma oportunidade de construir o futuro educacional da sua cidade e de toda a região. Cada resposta, cada sugestão, cada presença nas audiências conta”, é o que destaca a pró-reitora de Ensino do IF Baiano e membro do Comitê Central para implantação dos novos campi, Katia Vilela.
Veja o status dos estudos de demanda em cada região e saiba como contribuir:
Santo Estêvão
Em Santo Estêvão, as atividades tiveram início em 4 de abril, com reuniões estratégicas, escutas públicas e articulações institucionais para alinhar a oferta de cursos às vocações regionais. Atualmente, questionários estão sendo aplicados, principalmente a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino médio, mas podem ser respondidos por toda a comunidade. Moradores com interesse em contribuir, podem acessar o formulário neste link.
Ribeira do Pombal
Em Ribeira do Pombal, as ações do estudo de demanda foram iniciadas em 14 de abril, com uma primeira reunião estratégica com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Territorial de Educação (NTE). Questionários também estão sendo aplicados junto à população local, que pode contribuir acessando este link.
Remanso
Em Remanso, as ações para a definição de cursos começaram em 8 de maio, incluindo a apresentação da metodologia da pesquisa a representantes locais e reunião com gestores escolares da rede pública e privada. De 2 a 6 de junho, a comunidade local pode responder o questionário da pesquisa, disponível aqui.
Ruy Barbosa
Em Ruy Barbosa, a expectativa é de que o estudo seja iniciado ainda no primeiro semestre de 2025.
Próximos passos - A partir de julho, os dados coletados serão sistematizados pelo Comitê de Expansão do IF Baiano, que também acompanha as obras dos novos campi. Em agosto, está prevista a realização de audiências públicas, momento em que a comunidade é convidada a validar e referendar os cursos indicados nas pesquisas.
Enviado por Bianca Brito
Fonte: Diretoria de Comunicação do IF Baiano
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