“Crianças estudam desde a origem do município até uma
projeção futura de Feira de Santana. O projeto trabalha cultura, identidade,
valores, pertencimento e, acima de tudo, o desejo de construir uma cidade
melhor fazendo parte dela, conhecendo seus monumentos, espaços...”, declarou a
integrante da coordenação pedagógica JPI, professora Karine Oliveira. Ela
acrescentou que o Vivendo Feira envolve componentes curriculares de Geografia,
História e Língua Portuguesa.
O casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, dono da
Fazenda Sant’Anna dos Olhos d’Água, onde iniciou a história feirense, foi
representado por Enzo Cerqueira e Maísa da Paixão, que inclusive contaram um
pouco da trajetória local. Ansiosos por desbravarem o município através da
Expedição Histórica, ele disse ter curtido interpretar um personagem importante
e ela destacou que os ensaios contribuíram para se apresentarem bem.
Junto com os colegas, eles também cantaram o Hino a
Feira, de Georgina Erismann; Todos os caminhos levam a Feira de Santana, de
Carlos Pitta; e Brasil Feirense, de Célia Zaiin, que estava presente e
caracterizada de Maria Quitéria, heroína feirense. O músico Pititiu acompanhou estudantes
com seu violão e Jaldo Rodrigues cantou o Pai Nosso, um momento de oração pela
cidade. O prefeito Colbert Martins Filho parabenizou as crianças pela apresentação
e disse que deseja continuar vendo estudantes JPI cantando na Prefeitura todos
os anos, mas em especial no ano de 2033, quando Feira de Santana completa 200
anos.
Expedição
Histórica
Na ação, estudantes, acompanhados pelas professoras,
visitam distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde identificam permanências e
mudanças ocorridas ao longo do tempo nesses locais. Eles também visitam pontos
históricos, a exemplo do Casarão Fróes da Motta e do Mercado de Arte Popular
(MAP), além do Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, no bairro
Baraúnas. Vivenciando Feira de Santana e refletindo sobre ela, crianças também compreendem
a importância do resgate e da preservação das origens locais.
Enviado por José Barreto Jr.
Fonte: Assessoria de Comunicação Escola João Paulo I
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