No dia 30 de junho, o Museu Casa do Sertão promoverá a ação cultural Feira de Cordel: Cordelistas, Xilógrafos e Folheteiros que e contará com a presença dos cordelistas Nivaldo Cruz, Romildo Alves, Franklin Maxado, Jurivaldo Alves e Domingos Paixão. A atividade busca celebrar e compartilhar saberes e fazeres do ofício do cordelista, ao reunir atores e as etapas de composição e ilustração dos conhecidos folhetos, potencializando a circularidade entre saberes culturais acadêmicos e populares.

A ação teve início com a atuação do Professor Visitante do Programa de bolsas Fulbright, Andrew Milacci da Liberty University, por meio da disciplina “Literatura e Cultura Popular”, com o estudo da história do cordel; sua manifestação e evolução no Brasil; a influência no cinema, bem como no mito de Lampião; realização de oficina de xilogravura e na pós-graduação em Estudos Literários, no componente “Literatura e História”, e agora se desdobram nessa produção colaborativa com apoio do Gabinete da Reitoria, da PROEX, da Rede de Museus da UEFS e do Concurso ZOORDEL de Literatura de Cordel.

A programação ocorrerá no dia 30 de junho, das 9 às 11:30, na Biblioteca Central Julieta Carteado. A data é significativa, pois, nesse dia, o Museu Casa do Sertão completará 44 anos de atuação como unidade museológica da UEFS, o ensejo portanto, é propício para celebrar e propagar o cordel e seu papel como promotor e valorizador da cultura popular na região de Feira de Santana.

Fonte: Oxe Oxente.