![]() |
Objetivo é ampliar repertório de atividades em Inglês em salas de aula | Foto: Ilustração (The Family Idiomas) |
A ENGLISH HOUSE, Centro de Imersão Cultural em Inglês, abre a temporada de cursos para formação do professor no segundo semestre, trazendo, neste mês de julho, duas capacitações. As capacitações ocorrem dias 13 e 14 de julho, e dias 26 e 27 do mesmo mês. As incrições podem ser realizadas na sede da English House (Rua João Sampaio Machado, 58, Capuchinhos). Mais informações através do telefone: 75 99912-9772.
Nos dias 13 e 14 de julho, Josie Cordeiro, que é especialista em Educação Infantil e trabalha nos EUA com aulas baseadas 100% em “Learning Centers” (cantos de aprendizagem), ministrará os Workshops ACTION SONGS (dia 13), onde vai falar sobre músicas e rimas para o “Circle time” (hora da rodinha), e como trabalhar os cantos de aprendizagem na Educação Infantil. Já no dia 14, Josie irá trabalhar o tema LEARNING CENTER , trazendo dicas de como a escola e o professor podem oferecer aos alunos, de forma lúdica, energética e provativa, várias opções onde as crianças podem trabalhar sozinhas ou em companhia de seus colegas e professores.
Nos dias 26 e 27 de julho, será a vez da dupla Flávia Medeiros e Allan
Zungolo, com o tema: “Onde está a brincadeira?”. Nesta formação, serão
abordados a Cultura da Infância, o Brincar livre e o Papel do educador, o
Brincar dirigido e brincadeira de construção, Brincadeira de imaginação,
Ciranda, Oficina de Arte: Argila e Apreciação de obra, além de outros
pontos relacionados ao brincar.
Confira a programação completa dos
dois cursos de formação:
13 de julho –
Workshop: Action Songs- Acquire English via
movement, joy and music. Um
maravilhoso workshop de músicas e rimas para o Circle Time (hora da rodinha).
O Workshop é composto por mais de 38
canções e rimas (Em Inglês) e também sensibilização do grupo (Team
Building).
O foco do workshop é mostrar como a
dança, as músicas, o ritmo e as rimas melhoram e apoiam a aquisição da
linguagem pelas crianças.
Neste Workshop o professor tem a
oportunidade de se envolver em música e dança exatamente como os alunos fazem!
14 de julho – Learning Centers (Estações de
Aprendizagem)
como trabalhar com os “cantos de
aprendizagem” (Learning centers) na educação infantil.
Os “Centers” são a maneira onde a
escola e o professor, podem oferecer aos alunos de uma forma lúdica, energética
e provocativa várias opções onde as crianças podem trabalhar sozinhas ou em
companhia de seus colegas e professores.
Mas como fazer isso de forma
eficiente? Como adaptar a sala de aula? Como alcançar a rotina e transições
para que os pequenos aprendizes possam se engajar nestas atividades? Quais materiais
tenho disponibilizar para os alunos? O ambiente como terceiro professor?
Essas perguntas e outros
questionamentos serão abordados por Josie Cordeiro.
Sobre Josie Cordeiro: Especialista em Educação Infantil e
trabalha nos EUA com Educação Infantil baseada 100% em “Learning Centers”.
Josie Cordeiro é uma professora
experiente que nasceu e foi criada em São Paulo (Brasil), onde se formou em
Letras e Psicopedagogia (PUC-São Paulo). Em 2001, Josie mudou-se para a
Alemanha, onde continuou sua carreira como educadora e teve a oportunidade de
trabalhar em programas escolares com uma grande variedade de abordagens para
crianças.
Hoje, Josie mora em Nova York e
trabalha como professora do Departamento de Educação de Nova York em um
programa de pré-k. Josie iniciou sua carreira nos EUA em uma escola inspirada
em Reggio Emilia, em Tribeca, em 2016. Em Nova York, ela está sempre
atualizando seus conhecimentos e ideias nos cursos da Faculdade de Educação
Bank Street, uma das instituições mais conhecidas para a educação infantil nos
EUA. Josie também está em fase de conclusão do seu Mestrado em Educação
Infantil.
26 e 27 de julho: “Onde está a
brincadeira?”
- Cultura da Infância; Brincar
livre e o papel do educador;
- Brincar dirigido e
brincadeira de construção; Brincadeira de imaginação; Ciranda.
- Oficina de Arte: Argila e
Apreciação de obra.
- Trabalhando com Projetos:
Escuta e Observação; Perguntas disparadoras e perguntas ponte.
- Documentação pedagógica:
Linguagens expressivas; Processo formativo e visível de aprendizagem.
- Provocações artísticas e
rodas de conversa a respeito de temas voltados ao espaço, cultura da infância e
adaptação.
- Conviver – aprender –
vivenciar – explorar – registrar são algumas das palavras que farão parte das
oficinas.
Sobre Flávia Medeiros: Pedagoga e
especialista em Educação Bilíngue. Atua na Educação Infantil há 5 anos e é
Professora de Inglês.
Sobre Allan Zungolo: Pedagogo e
estudante de Neuropsicopedagogia. Atua na Educação Infantil há 5 anos
Enviado por Cristhiane Castro - Jornalista
0 Comentários
Comente aqui