![]() |
Comerciante João Pinheiro, participa da festa há mais de 80 anos |
O distrito de Tiquaruçu está sendo cuidadosamente preparado para mais uma edição do seu secular reisado, uma das mais antigas manifestações culturais do interior baiano. A festa vai acontecer no sábado e no domingo, Dia de Reis.
A arquitetura de Tiquaruçu, também chamado de São Vicente, sua antiga denominação, ainda preserva casas de paredes coloridas de adobo, com portadas feitas de madeira bruta, com fachada com porta e duas janelas. Muitas deram lugar a construções modernas.
Seu João Pinheiro, comerciante de 90 anos, disse se sentir alegre por participar dos festejos. “Antes, a festa acontecia nas casas, mas cresceu muito e teve que ser realizada nas ruas”. Já são mais de 80 anos participando dos festejos.
Diz que antes, “era uma festinha e que hoje foi transformada numa festona”. Outro ponto evidenciado pelo comerciante – placa no alto da venda indica 1934 (reforma, afirma), é a reunião das famílias. “Quem é daqui e mora fora vem para o Reisado”.
Quem for ao distrito de Tiquaqurçu neste final de semana, além do tradicional Reisado, vai assistir sete shows – quatro no sábado e três no domingo. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer divulgou as atrações que animarão as noites do distrito.
São nomes conhecidos do cenário musical local e nacional, uma mistura de ritmos que certamente vai agradar ao público, que tradicionalmente lota a área onde o palco é montado – ao lado do mercado e bem próximo à Igreja de São Roque.
No sábado, se apresentarão no palco montado ao lado do mercado distrital e da Igreja de São Vicente, Lágrimas do Sol, o cantor e compositor Magary Lord, o menino prodígio PH (Paulo Henrique) e o cantor Mairi Monte Alegre.
No domingo, a festa começa cedo, com o reisado percorrendo as ruas de Tiquaruçu e um bloco também vai sair logo depois. À noite, o palco será ocupado pelo cantor e compositor Raymundo Sodré, a sambista Maryzélia e o cantor Canindé.
Fonte: SECOM / PMFS
0 Comentários
Comente aqui