1ª Parada: Candomblé e Protestantes/Evangélicos 
Rito: Lava-pés Pedido de Perdão 

"Nós protestantes/evangélicos aqui representandos(as) na Comunidade de Jesus/ Igreja Batista de Nazareth vimos em público confessar nosso de intolerância religiosa na medida que diversos segmentos e grupos religiosos desta tradição através de seus discursos e práticas religiosas, faltaram com o respeito à dignidade do Povo de Santo, das religiões de matriz africana, não reconhecendo a sabedoria e a beleza presentes no Candomblé e a na Umbanda. 

Pedimos perdão quando arvoramos ser donos da verdade absoluta, quando não reconhecemos nossas limitações sobre a totalidade do Sagrado.

Pedimos perdão quando não acolhemos nossos irmãos e irmãs das religiões de matriz africana e de deles e delas não nos dispomos de aprender sobre o mistério que celebram. 

Pedimos perdão ao Povo de Santo por ações ou omissões, quando ignoramos as violências simbólicas e materiais cometidos por outrem a esta religião e não nos tornamos solidários nas suas lutas contra intolerâcia e o racismo. 

Pedimos perdão como gesto de quem deseja o diálogo ae a conversão ao outro em sua riqueza e diversidade de sentos e apropriação do Sagrado na construção de uma cultura de paz e de justiça."


Pr. Jorge Nery (Comunidade de Jesus)
Pr. Joel Zeferino (Igreja Batista Nazareth)

Fonte: TDL - Assessoria de Comunicação e Mídia.