Aconteceu no mês de maio de 2015, o encontro semanal do grupo da Terceira Idade da Unimed, no Espaço de Eventos Primavera, só que dessa vez as senhorinhas tiveram uma palestra diferente. A convidada foi a sexóloga e sex coach Raquele Carvalho que proferiu a palestra Sexualidade na Terceira Idade. 

De acordo com a sexóloga, abordar esse tema que envolve muitos tabus e principalmente nesta fase é algo delicado, mas que precisa ser feito. A gente percebe que no decorrer do último século houve uma revolução no conceito de sexualidade, e todas essas mudanças influenciaram também na vida sexual do idoso. Hoje nós entendemos que a sexualidade não está ligada apenas a função reprodutiva ou satisfação do parceiro, mas sim como fonte de prazer e de realização em todas as idades, é o direito ao prazer em todas as idades.

A sociedade ainda enxerga a sexualidade como se fosse algo exclusivo aos jovens, e quando percebem seus pais envelhecendo não sabem como lidar com isso, acham que o sexo é algo impróprio aos seus pais. Chega a ser engraçado, uma inversão de papéis, anteriormente os pais sabiam que os filhos tinham vida sexual ativa mais não queriam acreditar, e quando os pais envelhecem os filhos se comportam como os pais, sem querer acreditar que os seus possam ter uma vida sexual ativa também.

“Os idosos já passam pela problemática do processo natural do envelhecimento que para muitos é doloroso e de difícil aceitação. Precisamos está atentos as suas necessidades, entender que cada vez mais a expectativa de vida aumenta e precisam viver com qualidade, saúde, e sexo é saúde, é bem estar, nos deixa mais vivos e bem dispostos, independente da idade. E temos que ajudá-los a viver melhor,” explicou Raquele.

Além disso, a palestrante abordou a temática sobre Auto Estima, animando-as com músicas, dinâmicas e tarefa de casa. Foi realmente uma tarde muito especial.

Vale destacar que entre o relatos detectou-se que, para Dona Dulce, foi uma tarde maravilhosa e que quer muitas outras, enquanto  dona Meury, disse que amou e que vai usar as dicas com o marido dela, Já Márcia Rosa (funcionária da Unimed) disse que a palestra fez ela refletir sobre quem é, e o quanto pode se realizar.As outras disseram que queriam que os maridos ouvissem também os conselhos, para entenderem como “funcionam” as mulheres.

Fonte: Assessoria de Imprensa.