De autoria de Ney Wendell, livreto virtual resulta de consultoria prestada à FUNCEB

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), disponibiliza em seu site (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR), para download livre, a publicação Estratégias de Mediação Cultural para a Formação do Público, de autoria de Ney Wendell, pós-doutor em Sociologia da Cultura.
O livreto é o produto final do serviço de consultoria em mediação cultural prestado pelo autor para a FUNCEB ao longo do ano de 2013. A partir dos projetos executados pela própria Fundação, o consultor manteve contato direto com as ações em andamento, bem como com os artistas e técnicos envolvidos, além de encontros diversos com a equipe de gestores, fomentando um debate instigante dentre aqueles que estão respondendo pela gestão das políticas públicas para as artes da Bahia. A publicação pretende funcionar como um guia de referências, com objetivo de promover uma reflexão acerca do lugar ocupado pelo público na produção cultural contemporânea, cujo papel criador e central é fundamental no processo artístico.

Também como um dos resultados desta consultoria, em novembro de 2013, Ney Wendell ministrou uma conferência sobre o assunto na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, aberta ao público, abordando a importância da mediação cultural para formação de novos públicos para as artes. O evento foi totalmente registrado e o vídeo pode também ser acessado AQUI.

A mediação cultural é um processo artístico-pedagógico que integra o público e a obra artística. Assim, ao estimular o potencial e participação criativa do espectador, é possível desenvolver a sua percepção, amplificar os seus sentidos e estabelecer um diálogo mais organizado com a obra. Em texto objetivo, sucinto, acessível e repleto de exemplos, Ney Wendell apresenta o conceito de mediação cultural, da ação de mediar e dos constituintes do processo, de modo que se compreenda a razão de se investir neste campo e como dar os primeiros passos para sua execução. Trata-se de uma introdução importante para agentes culturais tomarem consciência e terem instruções sobre como agir para qualificar a ressonância de suas produções.

Ney Wendell tem pós-doutorado em Sociologia da Cultura pela UQAM-Canadá, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); é arte-educador e consultor de programas sociais e culturais no Brasil e em Québec-CA.