A
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria
de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), disponibiliza em seu site (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR), para download livre, a
publicação Estratégias de Mediação Cultural para a Formação do Público,
de autoria de Ney Wendell, pós-doutor em Sociologia da Cultura.
O livreto
é o produto final do serviço de consultoria em mediação cultural prestado pelo
autor para a FUNCEB ao longo do ano de 2013. A partir dos projetos executados
pela própria Fundação, o consultor manteve contato direto com as ações em
andamento, bem como com os artistas e técnicos envolvidos, além de encontros
diversos com a equipe de gestores, fomentando um debate instigante dentre
aqueles que estão respondendo pela gestão das políticas públicas para as artes
da Bahia. A publicação pretende funcionar como um guia de referências, com
objetivo de promover uma reflexão acerca do lugar ocupado pelo público na
produção cultural contemporânea, cujo papel criador e central é fundamental no
processo artístico.
A
mediação cultural é um processo artístico-pedagógico que integra o público e a
obra artística. Assim, ao estimular o potencial e participação criativa do
espectador, é possível desenvolver a sua percepção, amplificar os seus sentidos
e estabelecer um diálogo mais organizado com a obra. Em texto objetivo, sucinto,
acessível e repleto de exemplos, Ney Wendell apresenta o conceito de mediação
cultural, da ação de mediar e dos constituintes do processo, de modo que se
compreenda a razão de se investir neste campo e como dar os primeiros passos
para sua execução. Trata-se de uma introdução importante para agentes culturais
tomarem consciência e terem instruções sobre como agir para qualificar a
ressonância de suas produções.
Ney
Wendell tem pós-doutorado em Sociologia da Cultura pela UQAM-Canadá, mestrado e
doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); é
arte-educador e consultor de programas sociais e culturais no Brasil e em
Québec-CA.
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