Participantes vão aprender a
planejar, estruturar e tocar sua loja virtual com aulas sobre infraestrutura,
operação e marketing
Mostrar aos micros, pequenos e
médios empresários como ingressar no comércio eletrônico. Este é o objetivo do
Ciclo MPE.net, curso gratuito que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
(camara-e.net) promove, em Feira de Santana, no próximo dia 11.
Com 200 vagas disponíveis, o
curso compreende três áreas:
• Planejamento e infraestrutura -
construção da loja, registro de domínio, escolha de plataforma, serviço de
hospedagem etc.;
• Operação - logística na cadeia
de suprimentos do e-commerce, transações seguras nas operações de venda,
sistemas de pagamento disponíveis e sua implementação e plataforma de negócios
on-line do cartão BNDES;
• Marketing – divulgação do
negócio virtual por meio da publicidade on-line.
O Ciclo MPE.net acontece em
várias cidades do país desde 2003. De sua primeira edição até agora, a série de
seminários sobre comércio eletrônico já capacitou mais de 61 mil pessoas.
Dessas, 22% já abriram seu negócio virtual. Fernando Ricci, secretario
executivo da camara-e.net, diz que o Ciclo MPE.net “tem exercido papel
fundamental na formação de micros, pequenos e médios empresários, interessados
no comércio eletrônico, estimulando esses empreendedores a atuarem no setor”.
Segundo ele, aproximadamente 20% das pessoas que acompanham os cursos do Ciclo
ainda não atuam neste mercado, mas se sentem motivados e abrem sua loja virtual
depois do treinamento.
Quem tem uma loja virtual pode
associar-se ao Movimento e-MPE. O movimento é uma iniciativa da camara-e.net
para difundir informações e conhecimento estratégico sobre e-commerce e
promover benefícios que possibilitem às MPEs tirar proveito da economia digital
seguindo os melhores padrões de ética.
O e-commerce tem gerado novas
oportunidades de negócios e alcançado índices de crescimento significativo nos
últimos anos, contribuindo para a consolidação da economia digital no país. Por
isso, o objetivo da camara-e.net com o Ciclo MPE é estimular a abertura de
novas lojas virtuais e a adaptação das já existentes às normas de segurança,
conduta e boas práticas que dão maior credibilidade ao comércio eletrônico.
“Ainda existe espaço para o crescimento neste segmento”, garante Fernando Ricci.
Segundo dados da 30ª edição do
relatório WebShoppers da E-bit, empresa especializada em informações sobre
comércio eletrônico e associada à camara-e.net, o e-commerce brasileiro faturou
R$ 16 bilhões somente no primeiro semestre de 2014, crescendo, nominalmente,
26% em relação ao mesmo período de 2013, quando obteve um faturamento de R$ 12
bilhões. Até o final de 2014, a E-bit estima um faturamento na ordem de R$ 35
bilhões, o que representa um crescimento nominal de 21% ante 2013.
As inscrições para o Ciclo
MPE.net de Feira de Santana podem ser feitas pelo site: www.ciclo-mpe.net
Programação:
08h às 08h40 – Credenciamento
08h40 às 09h00 - Abertura
camara-e.net e patrocinadores
09h às 09h45 - Planejando Um
Futuro para sua Empresa, com foco no E-commerce – SEBRAE
Palestrante: Armando Mendoza
Yañez
09h45 às 10h30 - Logística na
Cadeia de Suprimentos – CORREIOS
Palestrante: Miguel Martinho dos
Santos Jr.
10h30 às 11h00 - Network /
Intervalo
11h às 11h45 - Como Construir Uma
Loja Virtual de Sucesso – LOCAWEB
Palestrante: Bianca
Luttenschlager
11h45 às 12h30 - Acelere Suas
Vendas Com Publicidade Online – GOOMARK
Palestrante: Sandro Teixeira
12h30 às 13h45 - Almoço/intervalo
13h45 às 14h00 - Sorteio de
brindes
14h às 14h45 - Venda mais através
de um marketplace - MERCADO LIVRE
Palestrante: Guilherme Frazzatto
14h45 às 15h30 - Cartão BNDES
Oportunidade de Negócios – BNDES
Palestrante: André Luis Lima
15h30 às 15h45 - Network /
Intervalo
15h45 às 16h30 - Sistema de
Pagamentos on-line - MERCADOPAGO
Palestrante: Guilherme Frazzatto
16h30 às 17h - Case de Sucesso:
Anaport
Apresentação: Dilma Portugal
17h - Sorteio de Brindes e
encerramento
Sobre o Ciclo MPE.net
Evento organizado pela
camara-e.net e que está em sua 11ª edição. Tem como foco o micro, pequenos e
médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou
desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio que está em operação
na internet. O Ciclo é um treinamento gratuito, oferecido por um grupo de
patrocinadores que apoiam a entidade. Este seminário está sendo patrocinado por
BNDES, Correios, Goomark, Locaweb, Mercado Livre, Microsoft e Sebrae.
Movimento e-MPE
Ação da camara-e.net voltada ao
apoio de micros, pequenos e médios empresários que atuam no comércio
eletrônico. Ao se associarem ao “Movimento e-MPE”, os empreendedores terão
acesso a um kit competitividade digital, composto por soluções e ferramentas
utilizadas na instalação de sites de e-commerce ofertadas por associados da
camara-e.net a preços mais baixos que os praticados no mercado e ao selo
“Clique e-Confie”, que lhes conferirá ainda mais credibilidade, associando a
sua imagem à da camara-e.net.
Sobre a camara-e.net
Fundada em 2001, é a principal
entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior
representatividade da economia digital no País, formando consenso no segmento
perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e
promovendo o desenvolvimento dos negócios on-line no Brasil. Conta com mais de
100 associados, entre empresas de e-commerce, infraestrutura, mídias sociais,
chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações:
www.camara-e.net.
Serviço:
Programa - Ciclo MPE.net 2014 –
Feira de Santana
Data: 11 de setembro de 2014
Horário: das 8h30 às 17h
Local: ACEFS - Auditório Cloves
Lopes Cedraz
Largo São Francisco, 43,
Kalilandia
Feira de Santana, BA - 44001-024
por Cristhiane Castro
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
0 Comentários
Comente aqui