A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao
conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos
sobre algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar
a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo,
narrativo, possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso,
para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de
investigar as palavras… Para isso, devemos entender, primeiro, algumas
definições
A dificuldade na compreensão e interpretação de textos
deve-se a falta do habito da leitura. Desenvolva o habito da leitura. Estabeleça
uma meta de ler, pelo menos, um livro por mês. Leia o que você mais gosta. Veja
as dicas:
1: Não se assuste com o tamanho do texto.
2: Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do
assunto principal. Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando passamos
a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as
palavras tornam-se familiares a nós mesmos. Não se deixe levar pela falsa
impressão de que ler não faz diferença.
4: Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto
pelo menos duas vezes pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso
paciência para ler outras vezes. Antes de responder as questões, retorne ao
texto para sanar as dúvidas. A primeira leitura deve ser do tipo informativa,
isto é, você deverá buscar as palavras mais importantes de cada parágrafo que
constituem as palavras-chave do texto em torno das quais as outras se organizam
para dar significação e produzirem sentido. Já na segunda leitura, do tipo
interpretativa, você deverá compreender, analisar e sintetizar as informações
do texto.
5: Ler o texto com perspicácia (observando os detalhes),
sutileza, malícia nas entrelinhas. Atenção ao que se pede. Às vezes, a
interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao
parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes, a questão está voltada
à ideia geral do texto.
6: Realize uma nova leitura, desta vez sublinhando as palavras
desconhecidas do texto.
7: Seja curioso, utilize um dicionário e encontre o
significado das palavras que você sublinhou no texto.
8: Voltar ao texto quantas vezes precisar.
9: Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do
autor.
10: Partir o texto em pedaços (parágrafos ou partes) para
melhor compreensão.
11: Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do
texto correspondente.
12: Cuidado com os vocábulos: destoa, não, correta,
incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que
aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se
perguntou e o que se pediu.
13: Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar
a mais exata ou a mais completa.
14: Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procurar um
fundamento de lógica objetiva.
15: Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela
resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto.
16: Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras
denuncia a resposta.
17: Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas
pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
18: O autor defende ideias e você deve percebê-las.
19: Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são
importantíssimos na interpretação do texto.
20: Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da leitura
de textos, um bom exercício para ampliar seu conhecimento léxico, é fazer
palavras cruzadas.
21: Faça exercícios de palavras sinônimas e antônimas.
Com informações de
Eder Jordan
Fonte: Canal do Ensino
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