Os participantes tiveram espaço para contar suas histórias e trocar experiências com o palestrante

O desejo de aprimorar a qualidade do atendimento para encantar o cliente e conquistar mais vendas foi o que levou a vendedora Daniela de Jesus a participar da palestra “Atender bem para vender mais”, realizada na noite dessa terça-feira, dia 10 de junho, na Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS). O evento, promovido pelo Sebrae, reuniu cerca de 30 empresários, gestores e vendedores da cidade.

“Procurei este curso para aprender novas técnicas e somá-las aos meus conhecimentos. Foi um encontro muito produtivo e estou animada a pôr em prática e vender mais“, disse a vendedora, que trabalha há quatro anos com atendimento.

 A empresária Patrícia Borges, proprietária da loja de produtos naturais Emporium Manancial, disse já praticar o tipo de atendimento orientado pela consultoria do Sebrae. Ela levou funcionários do seu negócio ao evento para que eles entendessem melhor como funciona o serviço e, com isso, pudessem contribuir para o crescimento do seu negócio. “Trouxe vendedoras para que elas estejam sempre atualizadas e mantendo o bom atendimento. É uma ótima oportunidade”, observou.

A palestra foi apresentada pelo consultor do Sebrae, Nivaldo Carneiro Junior. Através de uma palestra dinâmica e participativa, Nivaldo apresentou aos participantes estratégias de como aproximar o empreendimento do seu público-alvo através do atendimento humanizado e da mudança de comportamento. “A intenção é trazer a reflexão de que o lado humano do atendimento é o que de fato faz a diferença no processo. Dificilmente você irá efetuar uma venda se o atendimento for ruim. O lado humano, que encanta o cliente, pode e deve ser utilizado para que o empreendedor dinamize as vendas. Esta turma entendeu muito isso”, pontua.

Segundo Nivaldo, o encontro foi importante para que o empreendedor esteja atendo às mudanças do mercado. “Os clientes estão cada vez mais informados e por isso, mais exigentes. O comércio local hoje não é o mesmo que o de dez anos atrás. Houve um grande crescimento e o cliente que está experimentando exige o melhor”.

Gestor de uma empresa de laticínios, José Givaldo Lima Neto levou alguns colegas que trabalham na área de vendas e atendimento direto para o encontro. “É bom cada vez mais você ter esse contato, enriquecer os conhecimentos e saber como agir diante de um cliente. Tudo que vem para somar é importante e hoje trocamos conhecimentos com o consultor. Ele nos passou seus conhecimentos e nós passamos a nossa vivência. Foi muito interessante”, opinou.

Confira algumas dicas apresentadas pelo especialista:

- Atendimento com qualidade é um diferencial competitivo. Invista no atendimento humano e conquiste clientes satisfeitos e fiéis. São eles que valorizam a sua empresa.

- Sorria, seja educado e atencioso. De nada adiantará todos os cursos de capacitação e treinamentos se você não for cordial com o seu cliente.

- Apatia, má vontade e desdém afastam os clientes. Não seja preconceituoso, atenda bem todos que se interessarem pelo seu serviço. Não deixe que o cliente tenha a oportunidade de procurar a concorrência.

- Toda reclamação é uma oportunidade de aprimorar o atendimento; se o cliente que reclama tiver seu problema prontamente resolvido, a probabilidade dele voltar a comprar é de 95%.


Por Vívian Rodrigues
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia