(Da esquerda para a direita: Carlos Roberto, Gabriel Tadeu, Phablo José, Professor Fabrício Oliveira (na frente), Lucas Gama, Moisés de Magalhães, Luciano Cezar, Paulo Henrique, Hudson Santos, Anna Carolina )

Com o tema “Acessibilidade na Web”, alunos do tereceiro semestre, da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID  III),  do curso de Sistema de Informação da FTC Feira, desenvolveram atividades na terça-feira (3), sob a orientação do professor Fabrício Oliveira.
 Na área de convivência da Faculdade, os alunos apresentaram aplicativos como o NVDA (Non Visual Desktop Access),  que lê as informações contidas na tela do computador, auxiliando pessoas com deficiência visual no uso do equipamento,  e em especial no acesso à internet. Mostraram como é feita a instalação e uso do aplicativo, que é grátis e de código aberto.


Eles também apresentaram pesquisa realizada no CAP - Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana,  onde montaram um Diário de Bordo relatando todo processo ensino-aprendizado de um leitor de tela, o DOSVOX. Puderam conhecer e acompanhar o estudante do Centro, Marco Antônio, deficiente visual desde o nascimento, que usa o computador de forma habilidosa com ajuda dessa ferramenta.

  O aluno Moisés de Magalhães integrante da turma,  disse que estudantes de outros cursos  ficaram supresos diante das apresentações, pois não conheciam tais ferramentas. “Eles mostraram bastante interesse em conhecer melhor os aplicativos, por ter  amigo ou até parente deficiente visual”.

 Segundo o professor Fabrício Oliveira, quem visitou os estandes pôde fazer uso dos leitores de tela, porém com os olhos vendados, o que permitiu a todos uma experiência no mínimo curiosa. “Foi possível perceber que a  web não está totalmente preparada para receber esses novos navegantes, já que nem todos os sites estão de acordo com os padrões web o que permitiria a fácil tradução dos leitores de tela”, completou.

Por Socorro Pitombo.
Fonte: Ascom / FTC Feira