O dia 17 de março ficará marcado para um grupo de 83 jovens que participaram nesta segunda-feira da Aula Inaugural do Programa Mais Futuro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Isso porque o momento representou o primeiro passo deles rumo ao mercado de trabalho. Como jovens aprendizes, durante dois anos, irão desempenhar atividades na função de auxiliares administrativos na Uefs.

A experiência é fruto de um convênio entre a Universidade e o Governo da Bahia, por meio do Programa Estadual de Aprendizagem – Mais Futuro. Promover a ampliação das oportunidades de inserção no mundo do trabalho formal para adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, oriundos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social é o objetivo do Programa.


Durante o evento, a representante da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), Laura Protásio, falou sobre a importância das atividades para os jovens. “O Programa é muito mais que um contrato de trabalho e uma carteira assinada. Aqui vocês terão oportunidade de crescimento profissional e também pessoal. Certamente sairão da Uefs mais capacitados e mais felizes”, afirmou.

A Uefs é o primeiro órgão do interior da Bahia que receberá os jovens do Programa Mais Futuro. De acordo com o reitor José Carlos Barreto, os futuros colaboradores foram bastante aguardados e, certamente, a Uefs irá construir uma relação de mão-dupla com aprendizado mútuo.

Dentre os 83 jovens, estava a estudante de 19 anos, Isabela Velloso. Aparentemente ansiosa, a mesma garantiu que tem as melhores expectativas para o trabalho na Uefs. “Tenho certeza que aqui vou aprender muito com pessoas que têm um nível elevado de conhecimento e isso vai ser importante para o meu futuro profissional. Já pensei, inclusive, em ingressar em algum curso da Instituição”, disse.

O Programa é uma iniciativa da Saeb e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Para participarem, os jovens precisam ser aprovados numa seleção pública. Como benefícios do Programa, destacam-se remuneração mensal, plano de saúde, além de 400 horas de capacitação técnico-profissional continuada.

Fonte: Ascom / UEFS