O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) será executado, nos próximos dois anos, por 746 alunos bolsistas, 149 professores bolsistas do Ensino Básico da Rede Pública e mais 53 docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O início das atividades foi marcado pela “Apresentação dos bolsistas à comunidade”, quarta-feira (19), no Auditório Central da Uefs.


Na programação do evento, apresentações culturais, exposição de banners com informações das escolas parceiras e breves explanações acerca de cada um dos 15 subprojetos desenvolvidos na Uefs. Na oportunidade, o reitor José Carlos Barreto ressaltou que o fator mais importante do Pibid é a perspectiva transformadora que se anuncia com a execução das atividades, sobretudo para a formação acadêmica dos bolsistas.

O Pibid tem repercussão nacional, uma vez que é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). “Este é um Programa diferenciado. O Pibid tem um crescimento vertiginoso e possibilita que sejamos atores em esferas superiores. Saímos do nível local para o nacional”, considerou o pró-reitor de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira.

Desta vez, 40 escolas, municipais e estaduais, serão parceiras do Pibid. Dentre os objetivos do Programa está fomentar iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura das instituições públicas de Ensino Superior. Com o Pibid, os graduandos se inserem no cotidiano escolar, em condições criativas e diversificadas, são estimulados a permanecer na docência e assim, minimizarem as carências de professores na educação básica.

Fonte: Ascom / UEFS