No
período de 13 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014, a Universidade Estadual de
Feira de Santana inscreve candidatos a bolsas do Programa Institucional de
Iniciação a Docência (Pibid). Serão oferecidas 857 bolsas para o período de
2014 a 2018, destinadas a estudantes dos cursos de Licenciatura da Uefs e
professores da Educação Básica das escolas estaduais e municipais de Feira de
Santana, parceiras do Programa, e outras 49 para coordenadores, no total de 906
bolsas.
A
inscrição deve ser feita na Pró-Reitoria de Graduação da Uefs, localizada no
primeiro andar do prédio da Reitoria e/ou pelo site prograd.uefs.br/pibid, que
também disponibiliza os editais. A seleção vai contar com três etapas: prova
escrita, entrevista e análise de currículo.
A
promoção é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
- Diretoria de Educação Básica. O Programa é executado pela Uefs por meio da
Pró-Reitoria de Graduação, com o apoio da Direc 2.
O Pibid
tem seu início efetivo em 14 de março. No dia 19, será realizada solenidade
para abertura oficial, com a participação das comunidades interna e externa, a
partir das 8h30, no Auditório Central.
Inserção
Na Uefs,
o Pibid foi iniciado em 2009 com a participação de cinco cursos de Licenciatura
e com a oferta de 130 bolsas. Agora, o Projeto passa a ter todos os 14 cursos
de licenciatura com subprojetos e ainda um subprojeto interdisciplinar
envolvidos no Programa. O Programa conta com coordenadores de área, de gestão
pedagógica e institucional do quadro de professores da graduação da Uefs.
O
pró-reitor de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, explica que a finalidade
do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas
desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades
didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um
professor da escola.
Isso,
conforme observa, não só subsidia a formação dos novos professores, como estreita
os laços entre a Universidade e comunidade por meio das escolas públicas. “O
desafio é fazer com que essa parceria cada vez mais se fortaleça, contribua com
a formação e identidade docente dos licenciados, seja um agente catalisador de
transformações na cultura escolar e melhore a qualidade da educação em nossa
cidade”.
Fonte:
Ascom/Uefs
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