Pesquisa do Observatório Itaú Cultural revela que tema é capa de 26,5% dos suplementos culturais

Segundo pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural, música é o tema predileto dos suplementos de cultura dos grandes jornais. O estudo Cadernos de Cultura – O que Dizem as Primeiras Páginas foi realizado durante dois anos (de janeiro de 2011 a fevereiro de 2013) e analisou as capas de 10.306 edições de 20 suplementos de cultura dos maiores jornais de diversas capitais brasileiras. O resultado mostrou que, nesse período, 26,5% das reportagens de capa eram voltadas ao universo musical. 


A pesquisa também apurou que as preferências por áreas da cultura se repetem Brasil afora, mas verificou quais temas costumam ter proporcionalmente mais espaço em quais regiões. Música, por exemplo, costuma ter mais evidência no Norte, com 36,74%, seguido pelo Sul, com 26,72%, e Centro-Oeste, com 26,68%. Literatura, por sua vez, tem mais espaço no Sudeste, sendo 20,25% das capas analisadas da região voltadas ao tema – está acima do Nordeste, com 15,64%; e do Centro-Oeste, com 12,41%. Audiovisual tem mais força no Sul, com 25,43%; seguido de Sudeste, com 19,53%; e do Centro-Oeste, com 19,15%.
A pesquisa também revelou que a maior parte do conteúdo é direcionado a agendas e eventos, com 46,7%; seguido de pautas sobre artistas, com 15,66%; e análise de obras, 5,63%. Reportagens sobre grupos ou coletivos corresponderam a 2,54%; políticas culturais a 4,14%; e instituições culturais só estiveram em 2,54% das capas.  

Fonte: Meio e Mensagem