Repórteres e editores têm tido dificuldades em
lidar com o fenômeno das redes sociais. Agora eles têm a chance de aprender com
um time de especialistas que ministrará o próximo curso online massivo e aberto
(MOOC, na sigla em inglês) do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas,
“Mídias Sociais para Jornalistas: Noções básicas”. Clique aqui para se inscrever.
Este curso online de cinco semanas em inglês vai ter início no dia 3 de fevereiro e terminar em 9 de março. O MOOC será oferecido gratuitamente e, embora tenha sido desenvolvido para jornalistas e profissionais da mídia, está aberto à participação de qualquer um com acesso à internet.
Este curso online de cinco semanas em inglês vai ter início no dia 3 de fevereiro e terminar em 9 de março. O MOOC será oferecido gratuitamente e, embora tenha sido desenvolvido para jornalistas e profissionais da mídia, está aberto à participação de qualquer um com acesso à internet.
Após o sucesso do curso massivo do ano passado
"Jornalismo de Dados: Noções Básicas", ministrado por cinco
instrutores, o Centro Knight irá utilizar o mesmo modelo neste novo curso. Ele
vai dar aos alunos a oportunidade de aprender com as múltiplas perspectivas de
alguns dos principais especialistas em mídia social do jornalismo americano.
"Estamos muito animados com este novo curso
online massivo. Mesmo antes do nosso anúncio formal, hoje, cerca de 1.000
pessoas de 92 países já se inscreveram já que a notícia sobre o curso se
espalhou através das mídias sociais ", disse o professor Rosental Alves,
diretor e fundador do Centro Knight.
"É muito bom ver que já começaram a se formar,
mesmo antes do anúncio, uma comunidade global de pessoas interessadas em mídias
sociais e jornalismo. Este vai ser um curso muito útil, prático, não só para os
jornalistas, mas para qualquer um que queira saber mais sobre redes sociais
", disse Alves.
O curso será dividido em cinco módulos semanais,
cada um com um instrutor diferente e um tema diferente. Todos os instrutores
têm experiência com estratégias de mídia social em organizações de notícias
americanas. Os instrutores são:
• Ryan Thornburg, University of North Carolina at Chapel Hill
• Sharif Durhams, Milwaukee Journal Sentinel
• Craig Silverman, Spundge and Poynter’s Regret the Error
• Daniel Victor, The New York Times
• Amanda Zamora, ProPublica
O MOOC dará aos alunos uma visão geral do uso das mídias sociais no jornalismo e as melhores práticas para encontrar e distribuir notícias com essas ferramentas. Os alunos irão aprender sobre os melhores usos jornalísticos de contas profissionais do Facebook e do Twitter, onde encontrar fontes e ideias de matérias na mídia social, como verificar a informação e outras considerações éticas, como cultivar uma audiência e uma marca, o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo e como medir o sucesso nas mídias sociais.
• Ryan Thornburg, University of North Carolina at Chapel Hill
• Sharif Durhams, Milwaukee Journal Sentinel
• Craig Silverman, Spundge and Poynter’s Regret the Error
• Daniel Victor, The New York Times
• Amanda Zamora, ProPublica
O MOOC dará aos alunos uma visão geral do uso das mídias sociais no jornalismo e as melhores práticas para encontrar e distribuir notícias com essas ferramentas. Os alunos irão aprender sobre os melhores usos jornalísticos de contas profissionais do Facebook e do Twitter, onde encontrar fontes e ideias de matérias na mídia social, como verificar a informação e outras considerações éticas, como cultivar uma audiência e uma marca, o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo e como medir o sucesso nas mídias sociais.
O curso incluirá vídeos, tutoriais, materiais de
leitura , exercícios e testes. Assim como outros MOOCs do Centro Knight, o
curso será dividido em módulos semanais e não terá palestras ao vivo. Embora os
alunos possam fazer o curso nos horários de sua escolha, cada módulo semanal
terá prazos para a apresentação dos questionários e a participação nos fóruns.
Ao contrário de cursos regulares online do Centro Knight, não haverá processo de seleção. Qualquer um pode se inscrever online e, uma vez inscritos, os
participantes receberão instruções sobre participar do curso . Os inscritos
terão acesso imediato ao conteúdo programático, informações introdutórias e um
vídeo do instrutor explicando como o MOOC vai funcionar.
Embora o curso seja gratuito, se os participantes
precisarem receber um certificado será cobrada uma taxa administrativa de 30
dólares, que pode ser paga online via cartão de crédito. O certificado será
emitido apenas para os alunos que participarem ativamente do curso e cumprirem
com a maior parte dos requisitos, tais como fazer questionários e exercícios.
Os certificados serão enviados por e-mail como um documento PDF. Não há crédito
formal de cursos de qualquer tipo associado ao certificado.
O MOOC é um novo tipo de programa de aprendizagem
online que foi projetado para chegar a um grande número de alunos. Em geral, a
maioria dos MOOCs são cursos universitários que foram gravados em vídeo e
adaptados para serem compartilhados pela Internet.
O Centro Knight tornou-se um pioneiro na educação
online massiva de jornalismo quando lançou seu programa de MOOC em outubro de
2012. Diferentemente da maioria dos MOOCs, os cursos massivos do Centro Knight
são criados especificamente para este programa e procura incentivar a maior
quantidade de interações entre alunos e instrutores. Em seu primeiro ano, o bem
sucedido programa já atingiu mais de 27.500 estudantes em 150 países.
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi
fundado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra Knight
em Jornalismo e da Cátedra UNESCO de Comunicação da Escola de Jornalismo da
Universidade do Texas em Austin. Criado graças a grandes doações da Fundação
John S. e James L. Knight, o Centro também recebeu contribuições das Fundações
Open Society e outros doadores. O Centro Knight também tem financiado suas
operações com o apoio da Faculdade de Comunicação da Universidade do Texas em
Austin, doações modestas de outras fundações e do público em geral.
0 Comentários
Comente aqui